Ciência

Teste japonês identifica coronavírus em 10 min ou menos

O novo equipamento é capaz de testar até 700 amostras em 24 horas

Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

20/03/2020, às 13:27

Teste japonês identifica coronavírus em 10 min ou menos

Fonte:  Gizmochina 

Imagem de Teste japonês identifica Coronavírus em 10 min ou menos no tecmundo

No Japão, um grupo de pesquisadores da Universidade de Nagasaki desenvolveu um novo equipamento capaz de identificar o coronavírus em 10 minutos ou menos, considerando todo o processo. O kit é compactado em uma ferramenta portátil que pesa apenas 2,4 quilos. Basta uma pequena quantidade de material genético em que possa conter a presença do vírus, como a saliva do paciente, para que o teste seja realizado com sucesso.

O novo coronavírus, surgido na China, foi considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já se espalhou por mais de 178 países, tendo feito mais de 10 mil vítimas fatais e infectado mais de 246 mil pessoas.

Novo kit de testes japonês. (Fonte: Gizmochina/Reprodução)Novo kit de testes japonês. (Fonte: Gizmochina/Reprodução)

Além dos pesquisadores de Nagasaki, o desenvolvimento do novo equipamento envolveu as equipes do Sistema Médico Canon e do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão.

O novo kit é capaz de realizar testes com até 700 amostras em 24 horas, o que representa cerca de um teste a cada 2 minutos, o que não leva em conta o tempo de operação do aparelho. Contudo, um teste completo e extremamente confiável feito no mesmo aparelho leva 40 minutos.

Como o novo kit de testes é muito mais rápido que os métodos convencionais que estão em uso atualmente, poderá ajudar a conter o avanço do contágio pela Covid-19, uma vez que pacientes que testarem positivo poderão ser isolados o quanto antes, minimizando o risco de passar o vírus adiante. O tratamento iniciado com antecedência também poderá diminuir os níveis de mortalidade.


Avatar do(a) autor(a): Ramalho Lima

Por Ramalho Lima

Especialista em Redator

Fã de tecnologia desde criança. Ex-early adopter (tá bom, de vez em quando ainda acontece). Curto música, Android e Linux. Um bom aspirador robô pode mudar sua vida.