Teste japonês identifica coronavírus em 10 min ou menos

1 min de leitura
Imagem de: Teste japonês identifica coronavírus em 10 min ou menos
Fonte: https://unsplash.com/photos/0hO1QgI1H8g
Avatar do autor

No Japão, um grupo de pesquisadores da Universidade de Nagasaki desenvolveu um novo equipamento capaz de identificar o coronavírus em 10 minutos ou menos, considerando todo o processo. O kit é compactado em uma ferramenta portátil que pesa apenas 2,4 quilos. Basta uma pequena quantidade de material genético em que possa conter a presença do vírus, como a saliva do paciente, para que o teste seja realizado com sucesso.

O novo coronavírus, surgido na China, foi considerado uma pandemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e já se espalhou por mais de 178 países, tendo feito mais de 10 mil vítimas fatais e infectado mais de 246 mil pessoas.

Novo kit de testes japonês. (Fonte: Gizmochina/Reprodução)Novo kit de testes japonês. (Fonte: Gizmochina/Reprodução)Fonte:  Gizmochina 

Além dos pesquisadores de Nagasaki, o desenvolvimento do novo equipamento envolveu as equipes do Sistema Médico Canon e do Instituto Nacional de Doenças Infecciosas do Japão.

O novo kit é capaz de realizar testes com até 700 amostras em 24 horas, o que representa cerca de um teste a cada 2 minutos, o que não leva em conta o tempo de operação do aparelho. Contudo, um teste completo e extremamente confiável feito no mesmo aparelho leva 40 minutos.

Como o novo kit de testes é muito mais rápido que os métodos convencionais que estão em uso atualmente, poderá ajudar a conter o avanço do contágio pela Covid-19, uma vez que pacientes que testarem positivo poderão ser isolados o quanto antes, minimizando o risco de passar o vírus adiante. O tratamento iniciado com antecedência também poderá diminuir os níveis de mortalidade.

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Teste japonês identifica coronavírus em 10 min ou menos