NASA aprimora sistema que transforma urina em água na ISS

1 min de leitura
Imagem de: NASA aprimora sistema que transforma urina em água na ISS

Entre as dificuldades de realizar viagens espaciais está o transporte de mantimentos, tanto pelo peso quanto pelo espaço que ocupam. Com a água não é diferente. Por isso, a NASA desenvolveu um equipamento que transforma urina em água para que os astronautas não enfrentem a falta do recurso na Estação Espacial Internacional – e ele acaba de ser aprimorado.

O sistema responsável pela ação faz parte da rotina da ISS, que é campeã em reciclagem do líquido. Entretanto, mantê-lo é um verdadeiro desafio. “Nos últimos 12 anos, uma das coisas mais importantes que aprendemos sobre a Estação é que seu hardware é vulnerável a ambientes com vapor”, afirma Jennifer Pruitt, integrante da equipe da agência espacial norte-americana.

Logo, foi necessário realizar um upgrade no equipamento para que ele se tornasse mais confiável. Sua nova versão chegou à ISS na segunda-feira a bordo da SpaceX Dragon 1.

(Foto: Pexels)

O que tem de novo? A NASA explica

A mudança pode parecer pequena à primeira vista, mas é fundamental para o funcionamento de tudo. Uma parte crucial para ferver a urina chamada de conjunto de destilação de urina foi remodelada. Ela é que dá início ao processo e que será substituída pelos astronautas.

Segundo a NASA, o aprimoramento foi direcionado a um novo design interno das peças do conjunto, incluindo um novo sistema de acionamento por correia dentada, nova vedação de rolamentos, espaçadores de Teflon e um novo sensor de nível de líquidos. Os detalhes técnicos, em inglês, você encontra aqui.

Como planos futuros da agência incluem viagens à lua e até mesmo a outros planetas, a novidade é uma gota para o homem e um oceano para a humanidade – já que o tempo gasto nas viagens exige planejamentos cuidadosos e qualquer upgrade traz mais segurança.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.