Lentes de contato high-tech podem ajudar a corrigir daltonismo

1 min de leitura
Imagem de: Lentes de contato high-tech podem ajudar a corrigir daltonismo

Novas lentes de contato podem ajudar as pessoas com daltonismo a restaurar deficiência de contraste e melhorar a percepção das cores, de acordo com pesquisadores da Tel Aviv University, em Israel.

A pesquisa, publicada no caderno Optics Letter da revista The Optical Society, envolveu a incorporação de dispositivos ópticos superfinos, chamados metassuperfícies em lentes de contato para corrigir o daltonismo.

Lente de Contato
Fonte: SPDM

Estas lentes de contato podem ser uma solução conveniente e confortável para pessoas com daltonismo, segundo os pesquisadores. O método usado pode, eventulamente, ser melhor desenvolvido para atender outros tipos de daltonismo, bem como outros distúrbios oculares.

"Os óculos baseados neste conceito de correção estão disponíveis comercialmente, no entanto, são significativamente mais volumosas do que as lentes de contato", disse Sharon Karepov, membro da equipe de pesquisa, no comunicado. "Como o elemento óptico proposto é ultrafino e pode ser incorporado a qualquer lente de contato rígida, tanto a deuteranomacia quanto outros distúrbios da visão, como erros de refração, podem ser tratados em uma única lente de contato".

As lentes precisarão passar por testes clínicos antes de chegarem ao mercado, disseram os pesquisadores.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.