Clima mundial deve atingir temperaturas recorde antes de 2025

1 min de leitura
Imagem de: Clima mundial deve atingir temperaturas recorde antes de 2025

Uma previsão do serviço de meteorologia do Reino Unido (UK Met Office) afirma que o clima mundial deve registrar um novo recorde de temperatura antes de 2025. O aquecimento do planeta deve ser ainda maior no polo Norte e nas regiões próximas, com impactos importantes na Europa, América do Norte e África. O aumento da temperatura global está associado aos altos níveis contínuos de emissão de gases do efeito estufa na atmosfera.

A década passada foi a mais quente de todos os tempos, com um recorde de altas temperaturas no ano de 2016, quando o fenômeno do El Niño provocou um calor maior em 1,16°C se comparado aos níveis do período pré-industrial (1850-1900). Para os próximos 5 anos, 2020 a 2024, o UK Met Office espera que os oceanos estão entre 1,06°C e 1,62°C mais quentes, o que significa um novo recorde no aquecimento global.

Diferença na temperatura dos oceanos observada em outubro de 2019 em comparação ao período pré-industrial. (Fonte: UK Met Office)

Água com temperatura anormal na Antártica

Embora o UK Met Office preveja que as principais alterações climáticas serão observadas no polo Norte, pesquisa mostra que as geleiras do polo sul também estão passando por um processo de derretimento. Um time de cientistas da Universidade de Nova York identificou, pela primeira vez, a presença de água morna em um ponto vital embaixo da geleira Thwaites na Antártica.

As águas foram registradas em uma temperatura de dois graus acima do ponto de congelamento. Estudiosos afirmam que o derretimento da Thwaites sozinho poderia causar um impacto significativo globalmente, com o aumento do nível do mar em um metro em todo o mundo. Mas os motivos para a diminuição da geleira observada na última década ainda não são claros.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.