Pesquisadores da Universidade da Califórnia estão realizando experimentos para provar que é realmente possível ler a mente humana. O professor Jack Gallant é o coordenador do projeto, que pretende “bombardear” os voluntários com imagens para que seja possível forçá-los a fixar e sonhar com o tema “sugerido” pelos cientistas.

Por enquanto, apenas os membros da equipe estão sendo utilizados como cobaias. É necessário que a pessoa fique sentada completamente imóvel por cerca de duas horas em uma máquina de ressonância magnética, recebendo informações de vídeos e fotografias. Enquanto estão totalmente concentrados, sensores presos em suas cabeças podem enviar impulsos a computadores, que recriam as imagens.

Imagem do filme "A Pantera Cor-de-Rosa" recriada pela mente (Fonte da imagem: Reprodução/Berkeley)

A princípio, o mecanismo oferece poucos resultados porque exige que as mentes analisadas estejam completamente concentradas. Em duas horas de rastreamento, poucos momentos realmente são identificados, o que mostra pouca eficiência. Mesmo assim, já são grandes avanços, que no futuro podem ser aplicados à medicina para identificar algumas comunicações de pacientes em estado de coma.

Cupons de desconto TecMundo: