Sul-coreanos criam lente de contato com recarga sem fio

1 min de leitura
Imagem de: Sul-coreanos criam lente de contato com recarga sem fio

Cientistas da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, estão desenvolvendo uma nova lente de contato inteligente com um mecanismo de carregamento sem fio. Isso possibilita a recarga do dispositivo até mesmo sem que ele precise ser retirado do olho do usuário.

Segundo o professor responsável pelo projeto, Jihun Park, o segredo está em um supercapacitor feito de eletrodos de carbono e um eletrólito em miniatura — ou seja, não há uma bateria convencional.

Para fazer a recarga sem interferir na visão do usuário, é utilizada na fabricação da lente uma técnica chamada "escrita direta por tinta em microescala", que insere o tal supercapacitor fora da área que fica sobre a pupila. A lente ainda conta com uma antena e um LED em vermelho, que acende de acordo com o que é medido pelo sensor embutido.

Por enquanto, os testes ainda estão em fases iniciais, mas o primeiro voluntário humano passou cerca de dez minutos com a lente em funcionamento e não relatou problemas ou desconforto. Entretanto, novos testes devem ser realizados para confirmar que não há efeitos sobre a visão e a saúde em geral do indivíduo.

Park já desenvolve há algum tempo pesquisas com lentes de contato inteligentes: no ano passado, a equipe do cientista criou uma versão capaz de monitorar o nível de glicose no sangue e exibir o resultado em outro dispositivo — ou então fazendo o LED acender para indicar que o resultado está acima do normal. Agora, o pesquisador juntou essa utilização com a tecnologia wireless. Caso saia dos laboratórios e se transforme em um produto comercializado, é possível que aplicações na área da saúde sejam a primeira utilidade da lente de contato com carregamento sem fio.

O artigo completo pode ser lido neste link (em inglês).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.