Skate quântico desafia a gravidade

1 min de leitura
Imagem de: Skate quântico desafia a gravidade

Pesquisadores do laboratório de Materiais e Fenômenos Quânticos da Universidade de Paris demonstraram aquela que seria a primeira prancha do mundo a transportar uma pessoa levitando sobre um trilho. A exibição foi feita durante a feira de ciências de Paris Diderot que ocorreu semana passada na capital francesa.

A prancha, que lembra vagamente um skate, mantém um isolamento quântico no espaço graças ao seu material com propriedades supercondutoras e à pista que forma um trilho magnético. O nitrogênio líquido que esfria o objeto a temperaturas extremamente baixas completa a “mágica” e cria o fenômeno chamado de “Quantum Locking”.

O mesmo princípio já foi demonstrado várias vezes antes, como na escola de Física e Astronomia de Tel-Aviv, mas este seria o primeiro vídeo de um objeto que mantém um campo poderoso o suficiente para transportar alguém.

Como nos trens magnéticos?

Demonstração do espaço se distorcendo ao redor do objeto (Fonte da imagem: Divulgação Tel-Aviv University)

Vale lembrar que a levitação quântica é diferente da tecnologia usada nos trens MagLev, que ficam flutuando sobre os trilhos apenas por causa da repulsão entre imãs com polos iguais. No “quantum locking”, a combinação da supercondutividade e temperaturas muito baixas provoca uma distorção na dimensão espacial ao redor do objeto, anulando momentaneamente os efeitos da gravidade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.