Piscou, aproximou: lente robótica tem zoom acionado com piscar de olhos

1 min de leitura
Imagem de: Piscou, aproximou: lente robótica tem zoom acionado com piscar de olhos
Avatar do autor

Já pensou se fosse possível ver de pertinho coisas que se encontram distantes com um simples piscar de olhos? Isso é o que promete um dispositivo robótico sendo desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego e que consiste em lentes de contato dotadas de zoom que pode ser acionado com o simples piscar de olhos.

Como funciona?

Segundo os cientistas por trás do desenvolvimento das lentes, o movimento dos olhos possui o que eles chamaram de “potencial eletro-oculográfico”, o que significa que a movimentação ocular gera pulsos elétricos. Essa geração de energia ocorre inclusive quando estamos dormindo, portanto, mesmo quando estamos de olhos fechados é possível produzir o potencial eletro-oculográfico.

(Fonte: Milwels.org / Reprodução)

No caso das lentes, elas foram produzidas a partir de polímeros maleáveis e foram programadas para se tornarem mais côncavas ou convexas segundo as variações elétricas registradas nos olhos, permitindo que a visão possa aproximar objetos e voltar ao normal – como aconteceria com o zoom de uma câmera fotográfica.

Para acionar essa função, bastam apenas 2 piscadas – e o mesmo comando deve ser usado para que a visão volte ao normal – e, de momento, as lentes permitem que a distância focal seja aumentada em 32%.

Com relação ao potencial de uso dessas engenhocas, os pesquisadores acreditam que elas poderão ser usadas em óculos e próteses para pessoas com deficiências visuais, mas também por pacientes com problemas de mobilidade para que eles possam controlar equipamentos médicos e robôs com os olhos. Se bem que muitos aspirantes a “007” vão querer pôr suas mãos nas lentes para poder usá-las como mini binóculos, né?

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Piscou, aproximou: lente robótica tem zoom acionado com piscar de olhos