Piscou, aproximou: lente robótica tem zoom acionado com piscar de olhos

1 min de leitura
Imagem de: Piscou, aproximou: lente robótica tem zoom acionado com piscar de olhos

Já pensou se fosse possível ver de pertinho coisas que se encontram distantes com um simples piscar de olhos? Isso é o que promete um dispositivo robótico sendo desenvolvido por cientistas da Universidade da Califórnia, em San Diego e que consiste em lentes de contato dotadas de zoom que pode ser acionado com o simples piscar de olhos.

Como funciona?

Segundo os cientistas por trás do desenvolvimento das lentes, o movimento dos olhos possui o que eles chamaram de “potencial eletro-oculográfico”, o que significa que a movimentação ocular gera pulsos elétricos. Essa geração de energia ocorre inclusive quando estamos dormindo, portanto, mesmo quando estamos de olhos fechados é possível produzir o potencial eletro-oculográfico.

(Fonte: Milwels.org / Reprodução)

No caso das lentes, elas foram produzidas a partir de polímeros maleáveis e foram programadas para se tornarem mais côncavas ou convexas segundo as variações elétricas registradas nos olhos, permitindo que a visão possa aproximar objetos e voltar ao normal – como aconteceria com o zoom de uma câmera fotográfica.

Para acionar essa função, bastam apenas 2 piscadas – e o mesmo comando deve ser usado para que a visão volte ao normal – e, de momento, as lentes permitem que a distância focal seja aumentada em 32%.

Com relação ao potencial de uso dessas engenhocas, os pesquisadores acreditam que elas poderão ser usadas em óculos e próteses para pessoas com deficiências visuais, mas também por pacientes com problemas de mobilidade para que eles possam controlar equipamentos médicos e robôs com os olhos. Se bem que muitos aspirantes a “007” vão querer pôr suas mãos nas lentes para poder usá-las como mini binóculos, né?

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.