SpaceX: vídeo impressionante mostra carenagem de foguete voltando à Terra

1 min de leitura
Imagem de: SpaceX: vídeo impressionante mostra carenagem de foguete voltando à Terra
Imagem: SpaceX

Um dos foguetes mais potentes do mundo, o Falcon Heavy, participou de uma missão a fim de transportar 24 satélites para órbita do planeta no último dia 24. A carenagem de proteção da carga foi lançada de volta à Terra assim que o foguete ultrapassou a atmosfera terrestre. Pela primeira vez a peça foi recuperada, rendendo uma economia de US$ 3 milhões e imagens impressionantes.

As imagens foram compartilhadas no Twitter da SpaceX no último dia 03 e mostram as luzes azuis causadas pela queima de partículas no ar. Veja:

Missão de recuperação

Em forma de cone a carenagem fica na ponta do foguete para proteger a carga da força extrema do lançamento. O compartimento tem 13 metros de altura, 5 m de largura, quase uma tonelada de peso e custa cerca de US$ 6 milhões. A recuperação de pelo menos metade da peça representa uma grande economia por poder ser reutilizada.

Para possibilitar o resgate, a SpaceX adicionou à carenagem propulsores frios de nitrogênio a fim de estabilizar a descida até que os paraquedas pudessem ser acionados e a guiassem para cair lugar certo — o barco de recuperação Ms. Tree.

O próximo lançamento da empresa está marcado para o dia 21 de julho.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.