Imagem de: Saiba onde e como observar o eclipse solar desta terça-feira (02)

Saiba onde e como observar o eclipse solar desta terça-feira (02)

1 min de leitura
Avatar do autor

Na próxima terça-feira (02), Sol, Lua e Terra vão se alinhar resultando em um eclipse solar. O fenômeno poderá ser visto em sua totalidade em faixas no Chile e Argentina — no Brasil, algumas regiões poderão observar de 9% a 60% do eclipse, excluindo o Nordeste onde o Sol já estará se pondo na hora do fenômeno.

É previsto que a Lua comece a encobrir a luz do Sol às 16h23 e a sombra completa aconteça às 17h39, no horário de Brasília. O dia irá virar noite para as regiões em que o eclipse terá 100% de visibilidade por cerca de dois minutos.

Como observar o eclipse?

Aos que vão acompanhar ao vivo é crucial que se utilizem de lentes adequadas. Especialistas ressaltam que óculos escuros tradicionais, chapas de raio-x, negativo de filmes antigos, câmeras digitais e vidros escuros prejudicam a visão se usados para observar o fenômeno.

Pela internet, será possível acompanhar as transmissões pelos sites do ESO, European Southern Observatory, às 16h15, ou do museu Exploratorium, que será alimentado com imagens do fenômeno. O canal no YouTube do TimeAndDate.com também transmitirá o fato, a partir das 16h.

Um eclipse solar acontece, em média, uma vez a cada 18 meses, mas sempre em regiões distintas.  Cientistas acreditam que um eclipse solar completo poderá ser observado no Brasil apenas em 2045.

Fontes

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Veja também
Saiba onde e como observar o eclipse solar desta terça-feira (02)