Pesquisadores dos EUA criam robô que reproduz escrita humana em 10 idiomas

2 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores dos EUA criam robô que reproduz escrita humana em 10 idiomas

Pesquisadores da Brown University, nos Estados Unidos, desenvolveram um robô capaz de reproduzir a escrita humana em 10 idiomas usando uma caneta. Durante testes, a máquina observou a palavra “olá” em línguas, como inglês, japonês, grego e hindi, e conseguiu escrevê-la “à mão” de maneira muito próxima aos exemplos apresentados.

Para isso, o estudante Atsunobu Kotani e a professora e orientadora Stefanie Tellex, responsáveis pelo estudo, pediram que falantes nativos de diversas línguas escrevessem em uma lousa a palavra solicitada.

“Muito do trabalho existente nesta área requer que o robô tenha informações sobre a ordem do traçado com antecedência”, afirmou Teller. “Se você quisesse que o robô escrevesse alguma coisa, alguém teria que programar as ordens de escrita a cada vez. Com o que [Atsunobu] fez, você pode desenhar o que quiser, e o robô pode reproduzi-lo”, completou. O trabalho completo foi publicado em um artigo científico pelo Departamento de Ciências da Computação da instituição.

Teste em que o robô escreve em vários idiomas. (Fonte: Brown University/Reprodução).

Robô usa algoritmo para reproduzir palavras

O robô de Kotani foi desenvolvido a partir de um algoritmo que se baseia em dois modelos visuais: um macro e outro micro. Inicialmente, ele usa o primeiro para visualizar a imagem da palavra como um todo. Nessa etapa, ele também identifica um ponto de partida para fazer o primeiro traço.

Após esse traço ser iniciado, o algoritmo usa o segundo modelo para aumentar a imagem e observá-la pixel por pixel, de modo a detectar para qual direção o traço deve ir em seguida. Ao final do traçado, o algoritmo se volta para o modelo global, para verificar o caminho do outro caractere e repetir todo o processo até copiar a palavra completa.

A partir desse mesmo recurso, o robô também foi capaz de reproduzir um desenho simples da Mona Lisa feito sobre uma lousa. Isso demonstra que a máquina é capaz de copiar traços humanos em variadas formas. “Quando voltei para o laboratório, todos estavam de pé ao redor do quadro branco olhando para a Mona Lisa e perguntando se [o robô] a desenhou. Eles não podiam acreditar”, declarou Kotani.

De cor azul, exemplos de escrita e desenho humanos; de cor preta, a reprodução feita pelo robô. (Fonte: Brown University/Reprodução).

Aplicação da tecnologia

Kotani e Teller apontam que há várias possibilidades de aplicação da tecnologia empregada no robô, uma vez que ele tem a capacidade de planejamento de movimentos. Assim, o recurso poderia ser usado para evitar colisões com outros robôs e em equipamentos de corte a laser ou serra.

Além disso, seu algoritmo poderia ajudar no aprimoramento de comunicação entre os próprios robôs e humanos. Os pesquisadores acreditam que, nesse caso, a máquina poderia fazer anotações, criar diagramas e outros tipos de atividades colaborativas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.