NASA e MIT testam nova asa de avião que muda de forma

1 min de leitura
Imagem de: NASA e MIT testam nova asa de avião que muda de forma

Um time de engenheiros da NASA e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveu um novo design de asas de aviões que consegue mudar seu formato para se adaptar ao pouso, decolagem e diferentes velocidades durante o vôo. O primeiro protótipo, que já foi testado no túnel de vento da NASA, foi montado manualmente e consiste em pequenas estruturas ocas e  triangulares que se unem como um lego; os pesquisadores dizem que isso cria uma construção extremamente deformável, leve e que pode facilitar na produção de asas no futuro. A pesquisa original foi publicada nesta segunda, primeiro de abril, no periódico científico Smart Materials and Structures.

Benjamin Jennet, estudante do instituto de tecnologia, explicou em uma entrevista ao MIT NEWS que cada fase do vôo — decolagem, transições de movimento, pouso e parada — precisa de um parâmetro diferente de formato; o protótipo deformável  anula a perda de eficiência da asa convencional. É possível usar motores e cabos para exercer a força necessária para da deformação do material, mas os pesquisadores também desenvolveram um sistema nas estruturas de treliça que responde automaticamente às mudanças na aerodinâmica.  Cada parte da asa possui um componente com elasticidade e rigidez específicos para reagirem a estresses diferentes.

Fonte: Kenny Cheung/ NASA Ames Research Center

A asa desenvolvida possui cerca de quatro metros de extensão e, apesar de ter sido montada manualmente, os cientistas já confirmaram que é possível automatizar a produção do material com um custo relativamente baixo. Além disso, a ideia não fica limitada às asas de aviões; o material pode ser usado para aumentar a performance e reduzir o custo de estruturas como antenas e até turbinas.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.