Robô Mini Cheetah do MIT é extremamente ágil e até consegue dar mortais

1 min de leitura
Imagem de: Robô Mini Cheetah do MIT é extremamente ágil e até  consegue dar mortais

O laboratório de biomimética robótica do Instituto de Tecnologia de Massachusetts publicou um vídeo mostrando as habilidades do robô Mini Cheetah. O pequeno ser é quadrúpede e pesa cerca de nove quilos. Apesar da sua natureza mecânica, o Cheetah é capaz de realizar diversos truques como mortais sem nenhuma assistência externa.

Além de mortais, o vídeo mostra o pequenino imitando movimentos animais como os pulos de gazelas e até o cavalgar de cavalos. Ademais, ele é capaz de movimentos de rotação — o famoso “zerinho” — e de atravessar terrenos irregulares. O vídeo também evidencia a capacidade de recuperação quando ele é atingido por uma força externa; o pequeno Cheetah é chutado e maltratado, mas sempre consegue se levantar sem assistência. Vamos torcer para que ele não guarde mágoas e não se revolte contra seus criadores.

Mini Cheetah é a nova versão do “Labrador Mecânico” Cheetah 3. Além de ser muito mais leve — seu antecessor pesa 41 quilos —, Benjamin Katz, técnico do departamento de Engenharia mecânica do MIT, alega que é quase indestrutível. Pois, mesmo se um motor ou perninha quebrar, ele continua funcionando graças ao seu design modular. “É quase um lego”, afirma Benjamin.

Os pesquisadores estão planejando apresentar o Cheetah na Conferência Internacional de Robótica e Automação, em maio. Além disso, eles irão construir mais 10, formando quase uma gangue que será emprestada para os outros laboratórios da universidade. Por fim, um grupo de engenheiros será montado para trocar ideias e peças, avançando ainda mais as capacidades deste “pokémon de metal”.

“Criamos este robô porque é fácil fazer experimentos e tentar coisas malucas. Ele é muito robusto, e é barato de consertar”, disse Benjamin. Eventualmente, os desenvolvedores pretendem criar uma espécie de corrida com obstáculos em que robôs com diferentes algoritmos irão competir.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.