Mão robótica “macia” usa inteligência artificial para manipular objetos

1 min de leitura
Imagem de: Mão robótica “macia” usa inteligência artificial para manipular objetos

A Festo, uma empresa de tecnologia de automação, desenvolveu uma mão robótica que utiliza inteligência artificial para aprender a manusear objetos através de tentativa e erro. Além disso, ela é feita com materiais macios que conseguem interagir com humanos sem riscos de acidentes. O projeto representa um grande passo para o desenvolvimento de máquinas que podem operar sem supervisão e foi desenvolvida para dar suporte à linhas de produção.

Os desenvolvedores chamaram o método de “aprendizado por recompensa”. Normalmente, quando se dá uma ordem à uma máquina, ela procura imitar certos padrões já estabelecidos; este não é o caso da BionicSoftHand. Dado um objetivo, câmeras 3D e sensores de profundidade criam uma cópia virtual do objeto. Então, a mão simula diversas ações para encontrar a solução do  problema. É possível ver este processo complexo no vídeo de divulgação do produto em que a máquina gira um dodecaedro entre os dedos com agilidade.

Os dedos são compostos por um tecido de malha 3D, que usa fibras elásticas e de alta resistência. A máquina também possui sensores táteis e uma placa de circuito flexível. No interior existem foles de borracha que enchem e esvaziam as juntas dos dedos com ar, possibilitando o movimento. Ademais, um suporte giratório pneumático no dedão e no dedo indicador possibilita movimentos laterais. De acordo com a Festo, o conjunto total deixa a mão trabalhar em 12 ângulos diferentes. Karoline Von Häfen, chefe de projetos biônicos da Festo, disse: “Sistemas flexíveis e autodidatas irão moldar os processos de produção. Com a BionicSoftHand, nós conseguimos um enorme passo na direção de construir um agarrador com habilidade de aprender. Ela oferece um potencial incrível para o futuro”.

A BionicSoftHand também possui um design modular, que possibilita a customização da mão com diferentes dedos e garras. Para mais informações, você pode assistir o vídeo de divulgação e o site oficial da Festo.


Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.