Estudo indica que ouvir música afeta negativamente a criatividade

1 min de leitura
Imagem de: Estudo indica que ouvir música afeta negativamente a criatividade

Um novo estudo revelou que ouvir música enquanto você está trabalhando, seja escrevendo, pintando ou qualquer outra atividade criativa, afeta negativamente o seu desempenho. Isso acaba indo contra a crença popular que a prática ajuda o cérebro e estimula a sua criatividade.

Os pesquisadores da Lancaster University fizeram experimentos em que voluntários foram expostos a músicas de fundo, contendo letras que não conheciam, enquanto outros foram expostos a melodias com letras familiares. Em outro experimento, os voluntários ficaram ouvindo música instrumental e, durante o período, receberam três palavras e deveriam encontrar um sinônimo que servia para elas. Ao mesmo tempo, um terceiro grupo foi dado a mesma tarefa, mas em total silêncio.

Imagem: Reprodução/Holly Wilder

Os resultados mostraram que os participantes que tinham música de fundo tiveram uma performance pior que aqueles que estavam em silêncio. Esse mesmo grupo teve o desempenho similar ao de um grupo que trabalha em uma biblioteca barulhenta. Esse resultado se deu ao fato que o barulho de uma biblioteca cria um ambiente que apresenta um "estado constante", o que funciona melhor que melodias, que com suas mudanças de ritmo e letra tiram a atenção de quem está ouvindo.

Apesar de não significar que ouvir música acaba completamente com a sua criatividade, é possível que fazer algo em silêncio traga um resultado melhor.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.