FedEx cria o seu próprio 'robô entregador' para curtas distâncias

1 min de leitura
Imagem de: FedEx cria o seu próprio 'robô entregador' para curtas distâncias

Seguindo a tendência atual, a FedEx está testando seu próprio "robô entregador". É o FedEx SameDay Bot. Projetado para entregas de curta distância, o robô é movido a bateria e alcança uma velocidade máxima de 10 milhas por hora (o equivalente a cerca de 16 quilômetros por hora). O FedEx SameDay Bot é autônomo e usa a mesma tecnologia empregada em carros autônomos e câmeras comuns, que o orienta sobre a distribuição espacial à sua volta, sendo capaz de trafegar por superfícies não pavimentadas, meio-fios e até mesmo degraus.

Inicialmente, a empresa usará a nova tecnologia para transporte de pacotes entre os escritórios da empresa em Memphis, onde fica localizada sua sede. "Não poderíamos estar mais empolgados com o fato de a FedEx ter escolhido sua cidade natal como uma das cidades-piloto para essa inovação revolucionária", disse o prefeito de Memphis, Jim Strickland. “Estamos ansiosos para trabalhar com a FedEx para continuar introduzindo tecnologias que ajudarão a melhorar a qualidade de vida da nossa população”, concluiu.

Como ele funciona?

Apesar de não ser o primeiro robô testado para esse fim, o SameDay Bot possui alguns recursos que o diferencia dos outros. Desenvolvido com a ajuda do criador da cadeira de rodas vertical Segway, Dean Kamen, o robô entregador usa vários pares de rodas para subir degraus e também conta com o recurso dos freios. Além disso, o robô também tem telas dianteiras e traseiras que auxiliam na comunicação com os pedestres. A tela na parte da frente diz "olá", enquanto uma tela na parte de trás indica sua direção de viagem e se está prestes a parar.

Segundo a FedEx, se esses testes forem bem-sucedidos, a empresa deseja expandir o serviço para outras empresas e varejistas, tornando os robôs mais uma ferramenta disponível para o seu serviço de entrega. Atualmente, a empresa já está negociando com empresas como AutoZone, Lowe, Pizza Hut, Target, Walgreens e Walmart para avaliar sua necessidade deste tipo de tecnologia. Segundo a FedEx, mais de 60% dos clientes desses varejistas moram a menos de 5 quilômetros de uma loja - o intervalo perfeito para entregas de pequena distância.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.