Empresa financiada por Bill Gates quer usar VR em cirurgias

1 min de leitura
Imagem de: Empresa financiada por Bill Gates quer usar VR em cirurgias

A Vicarious Surgical, uma empresa financiada pelo bilionário Bill Gates, anunciou seu trabalho de desenvolvimento de uma tecnologia que mistura realidade virtual com a possibilidade de médicos realizarem cirurgias a longas distâncias. A ideia é permitir maior precisão durante os procedimentos médicos, com o uso de controles e uma visão mais próxima da realidade.

Os co-fundadores da empresa, Adam Sachs e Sammy Khalifa, estão desenvolvendo e refinando a tecnologia desde que estudavam no MIT (Massachusetts Institute of Technology). Logo após se formarem, os dois abriram a empresa, que recebe ajuda financeira de Bill Gates para continuar na ativa e buscando soluções médicas.

A ideia da Vicarious Surgical é criar aparatos robóticos que podem ser introduzidos nos pacientes, levando os movimentos das cirurgias para a região da cavidade abdominal, minimizando assim o procedimento de várias operações, que necessitariam que uma incisão grande fosse feita no paciente.

Com a ajuda de realidade virtual, em especial os heasets como o Oculus Rift, médicos que estão em locais distantes podem observar e controlar esses robôs por dentro do corpo da pessoa, realizando a operação à distância e com maior precisão. A grosso modo, a empresa une a parte profissional das cirurgias com aquilo que pode ser encontrado em jogos de videogame, com o médico controlando robôs e vendo tudo pelos "seus olhos".

Imagem: Reprodução/Vicarious Surgical

Até o momento, a Vicarious Surgical já arrecadou US$31,8 milhões (aproximadamente R$ 118,9 milhões) para auxiliar no desenvolvimento da tecnologia, que ainda pode ser aplicada em diferentes campos além da medicina.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.