Microsoft anuncia IA em assistência médica para revolucionar a saúde

2 min de leitura
Imagem de: Microsoft anuncia IA em assistência médica para revolucionar a saúde

Em 2017, a Microsoft anunciou pela primeira vez um projeto de pesquisa baseado em Inteligência Artificial (IA) sob a iniciativa Healthcare NExT. Esse foi o pontapé inicial para que a Microsoft e parceiros conseguissem revolucionar a medicina unindo nuvem, IA, pesquisa e conhecimento no setor. 

Com o intuito de empoderar pessoas para terem vidas mais saudáveis, a Microsoft vem utilizando tecnologia a nosso favor, parte importante para a transformação da assistência médica. Isso inclui trabalho em conjunto, inovação e criação de soluções que podem melhorar a vida das pessoas.

No ano passado, a transnacional anunciou a prévia do serviço Healthcare Bot no Azure Marketplace, que permitia às organizações de saúde criar e implantar assistentes de saúde virtuais e bate-papos com IA. No dia 7 de fevereiro, a empresa anunciou a disponibilidade do serviço. Os assistentes de saúde virtuais criados com esse serviço podem ser usados para aprimorar processos, suporte de autoatendimento e redução de custos. 

De acordo com Peter Lee, Vice-presidente Corporativo da Microsoft Research NExT, o objetivo é permitir uma nova onda de inovação e impacto, utilizando a experiência profunda de IA e sua nuvem em escala global. 

Fonte:Tech Central

Explicando mais sobre Healthcare Bot

Ele vem com serviços integrados com IA de assistência médica, incluindo um verificador de sintomas, conteúdo médico de recursos conhecidos do setor e modelos de compreensão de linguagem ajustados para entender a terminologia clínica médica. Você poderá personalizar a funcionalidade integrada da sua própria instância de bot e ampliar seus próprios fluxos de negócios através de ferramentas de edição visual simples ou intuitivas

Já quando tocamos no assunto envolvendo segurança, o serviço se alinha com ISSO 27001, 27018, CSA Gold e GDPR e além disso, fornece ferramentas que ajudam os parceiros da empresa a criar soluções compatíveis com Health Insurance Portability and Accountability Act (HIPAA).

Parcerias de grande importância e peso

Um dos parceiros é a Microsoft AI in Health Partner Alliance, um grupo em expansão focado no avanço das tecnologias para a saúde. Eles receberão treinamento único e acesso às tecnologias da Microsoft envolvendo experiência em engenharia e conjuntos de dados.

Além deles, uma parceria estratégica da iniciativa Healthcare NExT da Microsoft é com a University of Pittsburg Medical Center (UPMC), uma das maiores redes de assistência médica integrada dos Estados Unidos que de antemão, unirá esforços para melhorar a distribuição de assistência médica por meio de uma série de projetos e entre eles, podemos citar a transformação da produtividade e fortalecimento médico. Essa união visa reduzir a burocracia eletrônica, permitindo que haja concentração na relação médico-paciente.  

Fonte:Med Gadget

Demais colaborações da Healthcare NExT

HealthVaut Insights é um projeto cujo objetivo é permitir que novos parceiros produzam novos insights sobre a saúde dos pacientes, contribuindo para a aderência aos planos de saúde. Já a tecnologia de chatbots de IA da Microsoft, também é um projeto que permitirá que parceiros construam ferramentas conversacionais para assistência médica que utilizam IA.

A Microsoft Genomics está desenvolvendo um processo de “amostra e resposta” rápido e simples utilizando um canal de análise de genoma que usa a nuvem Azure e um ecossistema orquestrado de parceiros inovadores, como BC Platforms e DNAnexus. Por último, há também o projeto InnerEyes, que é uma ferramenta de software que utiliza IA, baseada em pesquisas, para o planejamento de radioterapia. 

Peter Lee ressalta que estão fundamentando esforços em um conjunto dos principais princípios de design que focam nos benefícios humanos da IA, transparência e responsabilidade. Este avanço na saúde nada mais é do que a afirmação de que a tecnologia pode sim fazer parte de tudo e que a missão da Microsoft é empoderar pessoas visando cada vez mais possuirmos vidas mais saudáveis.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.