Tecido futurista se adapta à temperatura para manter você confortável

1 min de leitura
Imagem de: Tecido futurista se adapta à temperatura para manter você confortável

Uma nova pesquisa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, pode trazer uma solução para todos que precisam ir para um lugar frio ou muito quente e não sabem direito que roupa levar. Isso porque cientistas e pesquisadores da univesidade criaram um tecido que pode se adaptar a temperaturas diferentes.

O tecido traz uma mistura de fios revestidos de nanotubos de carbono. O fio se expande ou retrai de acordo com o calor e a umidade, o que acaba mudando o espaço entre as fibras. Se o materiam estiver em condições quentes e úmidas, como a de um corpo suado, as fibras deixarão o calor passar. Em situações de clima frio e seco, o tecido não deixa o calor do corpo escapar.

"O corpo humano é o radiador perfeito. Ele gera calor rapidamente. Em toda a história, o único jeito de regular ele foi colocar ou tirar roupas. Esse tecido é um verdadeiro redirecionador desse radiador", disse Min Ouyang, professor de física e co-autor da pesquisa.

Imagem: Reprodução/University of Maryland

Cientistas esperam que o seu trabalho leve até a criação de roupas que se ajustam à temperatura do usuário, permitindo que a mesma roupa possa ser usada no frio ou no calor. Eles afirmaram que ainda é cedo para que o material seja produzido e comercializado, mas que estão confiantes na sua pesquisa.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.