Morre Evelyn Berezin, criadora do primeiro processador de texto do mundo

1 min de leitura
Imagem de: Morre Evelyn Berezin, criadora do primeiro processador de texto do mundo

Morreu no último sábado (8) Evelyn Berezin, responsável pela criação do primeiro processador de texto para computadores do mundo. A engenheira de computação tinha 93 anos de idade e se tornou conhecida por ser um dos grandes nomes do estágio inicial da engenharia da computação e por sua atividade empreendedora.

A inventora se formou na Universidade de Nova York e ganhou notoriedade no final dos anos 60, ao desenvolver um processador de texto computadorizado capaz de facilitar o trabalho de secretárias que, até então, precisavam digitar textos usando máquinas de escrever convencionais. Na época de sua invenção, as secretárias correspondiam a 6% de toda a força de trabalho dos Estados Unidos, segundo revela o The New York Times.

Em 1970, a engenheira criou a companhia Redactron Corporation para distribuir o seu principal invento: a máquina “Data Secretary”, que não tinha tela, mas usava teclado e impressora da IBM embutidos e era capaz de aliviar o desgaste das secretárias com a digitação. A máquina era do tamanho de um frigobar, usava lógica programável e continha 13 chips semicondutores, muitos dos quais desenvolvidos pela própria Evelyn Berezin.

Data SecretaryData Secretary, primeiro processador de texto do mundo criado por Berezin no fim dos anos 1960. (Fonte: NYT/Barthon Silverman)

O produto fez sucesso e ganhou diversas novas versões com tela, impressora separada, mais memória e mais recursos. Em 1976, a Redactron foi adquirida pela Burroughs Corporation, e Berezin assumiu o cargo de chefe da divisão da Redactron dentro da nova companhia, posição que ocupou até 1980. Depois disso, ela se tornou consultora e capitalista de risco.

A sua invenção foi extremamente inovadora por ser a primeira máquina de processar texto que usava semicondutores, e não fitas ou relês eletrônicos. Como destaca o NYT, essas tecnologias eram utilizadas pela IBM, a sua principal rival na época e que passaria a adotar os semicondutores apenas a partir da década de 1980.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.