Cientistas desenvolvem acelerômetro que permite a navegação sem GPS

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas desenvolvem acelerômetro que permite a navegação sem GPS

Se você já quis ir a algum lugar cujo caminho não conhecia muito bem, deve saber como o GPS é importante. Afinal, nada pior do que perder tempo procurando a direção correta, né? Acontece que, na verdade, o GPS não é muito confiável; caso aconteça algo com os satélites, por exemplo, a navegação deixaria de funcionar. Além disso, o sinal de satélite também está sujeito a interferências de prédios altos ou até mesmo imitado ou negado por fatores humanos.

Pensando em trazer um dispositivo que esteja menos exposto a estes tipos de interferências,  cientistas do Reino Unido criaram pela primeira vez um acelerômetro quântico que funciona perfeitamente sem o GPS ou qualquer outra tecnologia que dependa de satélites - com o grande diferencial de ser viável economicamente.

Os acelerômetros são dispositivos que medem a variação de velocidade de um objeto em relação ao tempo. Assim, este dispositivo funciona da mesma forma, mas o grande diferencial está na tecnologia utilizada em seu funcionamento: raios laser resfriam os átomos a temperaturas extremamente baixas e, em seguida, as propriedades quânticas destes átomos são medidas enquanto eles respondem a acelerações variadas. O que isso tudo significa? Na prática, um dispositivo com este funcionamento é muito mais confiável do que os acelerômetros convencionais por não depender da ajuda que vem lá do espaço, funcionando com grande precisão.

O recurso é bastante interessante, mas calma, ainda não é como se ele fosse aparecer nos próximos modelos de celulares ao invés dos acelerômetros atuais. Até o momento, este acelerômetro está disponível para navios, trens e outros veículos de grande porte onde o tamanho e força  de seus instrumentos não são tão limitados como nos de uso cotidiano.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.