Menina de 12 anos cria robô para recolher resíduos plásticos na praia

1 min de leitura
Imagem de: Menina de 12 anos cria robô para recolher resíduos plásticos na praia
Avatar do autor

Um dos grandes problemas que a raça humana causa no planeta é o acúmulo de lixo — principalmente nos oceanos. Estima-se que todos os anos 8 toneladas de plástico sejam descartadas nos oceanos, somando-se aos 150 milhões de toneladas já existentes. Então, Anna Du — com 12 anos de idade — ao andar em Castle Island (sul de Boston) observou que há enorme quantidade de pequenas partes de plástico na praia e começou sua invenção.

Ela pesquisou, observou a demanda de uma solução para o problema e pôs em prática sua ideia. Um veículo operado por controle remoto, capaz de navegar sobre água e apontar a existência de pedaços de plástico na água. Utilizando uma combinação de sistema de detecção — com uma câmera infravermelha de alta resolução — e de navegação — usando hélices, pesos e espumas.

Sua invenção foi responsável também por colocá-la entre os 30 finalistas no Broadcom Masters, um concurso de ciência e tecnologia, que começa com praticamente 5 mil alunos de ensino fundamental nos Estados Unidos. Premiando o vencedor com 25 mil dólares e premios menores para os outros finalistas.

No vídeo, a Anna Du explica como seu sistema de detecção funciona, enquanto mostra partes do processo de desenvolvimento.

Toda essa inspiração e criatividade é resultado de um suporte dos pais para o lado “cientista” da garota. Levando-a para eventos públicos do MIT desde seus 5 anos de idade, fazendo-a entrar em contato com esses profissionais. Du futuramente pretende se tornar uma engenheira: “quero ajudar o mundo a solucionar problemas construindo coisas, mas não sei que tipo de engenheira serei”.

Quem sabe não veremos mais invenções dessa menininha no futuro?

Comentários

Conteúdo disponível somente online
Menina de 12 anos cria robô para recolher resíduos plásticos na praia