Robô-dublê da Disney se pendura, faz pose heróica e acrobacias aéreas

1 min de leitura
Imagem de: Robô-dublê da Disney se pendura, faz pose heróica e acrobacias aéreas

Disney possui complexos temáticos há mais de 50 anos e vem sempre trabalhando em maneiras de transformar as réplicas de suas criações em versões fieis, que ao longo do tempo foram ficando mais sofisticadas. Dos esquemas hidráulicos aos moldes completamente eletrônicos, seus autônomos estão atualmente bem parecidos com os personagens e mais recentemente vêm ganhando movimentos. Os “robôs-dublês” são capazes de imitar cenas explosivas de ação, incluindo acrobacias aéreas.

A ideia do Stuntronics veio da divisão Imagineering Research & Development e da vontade de trazer para a realidade os movimentos que um herói faz em sequências eletrizantes de um filme do Marvel Studios, por exemplo. Os “robôs-dublês” saíram de um modesto projeto chamado BRICK (Binary Robotic Inertially Controlled Brick), um tijolo de metal com sensores e a capacidade de alterar seu centro de massa para controlar sua rotação para atingir orientação e altura precisos.

Em seguida, evoluiu para o Stickman, uma versão articulada em forma de um palito que recebeu sensores laser para calcular altura e se contrair como um ginasta. Depois, chegou ao Stuntronics, que conta com acelerômetro e giroscópio, além dos lasers. O resultado? Uma máquina que pode se pendurar em um cabo pelo ar, fazer pose de herói, dar cambalhota e ainda fazer alguma peripécia antes de cair — sem medo de se espatifar no chão.

Confira o vídeo abaixo:

Ainda não ficou claro em quais atrações esses “robôs-dublês” serão usados nos parques e se um dia veremos alguma versão comercial — ou se serão utilizados nos filmes, no lugar dos dublês da vida real. Entretanto, dado aos avanços que a Disney vem alcançando, pode ser que essa tecnologia até mesmo seja utilizada para outros fins.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.