Onde ficaria sua cidade caso o supercontinente Pangeia ainda existisse?

1 min de leitura
Imagem de: Onde ficaria sua cidade caso o supercontinente Pangeia ainda existisse?

O nosso planeta teria se formado há cerca de 4,54 bilhões de anos, mas a vida como a conhecemos hoje (seres multicelulares) só começou a aparecer 750 milhões de anos atrás. Para isso acontecer, a Terra sofreu incontáveis transformações e, até hoje, continua se transformado. Para se ter um exemplo “recente”, há 240 milhões de anos praticamente toda a massa de terra emersa, acima do nível do mar, se encontrava em um só continente, a Pangeia.

Eventualmente, esse mundo gigantesco foi dando origem aos continentes menores que conhecemos hoje. E essa história também lhe fascina, você pode conferir onde ficava a sua cidade na época em que todos os continentes estavam colados uns nos outros. Uma ferramenta online chamada Ancient Earth traz um globo interativo do nosso planeta que permite não apenas buscar onde ficaria sua cidade na Pangeia, mas também fazer isso em todos os principais períodos geológicos e biológicos do planeta.

PangeiaCuritiba localizada no supercontinente Pangeia

É possível ir até 750 milhões de anos atrás, quando a Terra ainda era relativamente estéril, porém já com algumas massas de terra rodeadas por oceanos. No topo desta página, você consegue escolher o período de acordo com milhões de anos no passado, e, na lateral direita, você pode pular para acontecimentos ou eras biológicas/geológicas.

Na lateral direita, você pode digitar o nome da sua cidade para fazer uma busca e, no fundo do display, conferir algumas informações sobre o planeta na época selecionada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.