Balões gigantes e mangueiras de 25 quilômetros vão reduzir o aquecimento global

1 min de leitura
Imagem de: Balões gigantes e mangueiras de 25 quilômetros vão reduzir o aquecimento global

(Fonte da imagem: University of Cambridge)

Um grupo de universitários da Inglaterra anunciou um projeto em desenvolvimento para enfrentar os problemas do aquecimento global. A ideia é simples: soltar um balão de quase 300 metros de diâmetro que subiria até a estratosfera, permitindo que uma mangueira com aproximadamente 25 km de comprimento jogasse uma substância especial reflexiva que faria com que o calor do sol fosse devolvido para o espaço.

O projeto SPICE (Stratospheric Particle Injection for Climate Engineering), como é chamado, pode parecer completamente maluco para alguns, mas a equipe de estudantes parece confiante. Nas informações divulgadas pelo site do grupo, a ideia em que se basearam foi a de simular um evento natural que também consegue refletir o sol: as explosões vulcânicas, que lançam partículas metálicas no céu.

Embora o projeto seja promissor em vários aspectos, ainda existem vários testes a serem feitos. De acordo com a equipe, um experimento em menor escala, com um balão menor que subiria apenas 1 km, deve ser feito até o próximo mês, para só depois ser feito em tamanho real, em caso de sucesso.

O grupo também afirmou que o projeto SPICE é apenas um plano de contingência, necessário no caso do governo e da indústria não conseguirem diminuir sua poluição drasticamente. Resta saber se o químico usado para os testes poderá trazer efeitos colaterais nocivos.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.