Um novo site, chamado EarthTime, vem para mostrar dados curiosos sobre a intervenção humana no planeta. Ele mostra mudanças drásticas em todo o mundo, desde o derretimento das geleiras nos pólos até o movimento de refugiados. Tudo é mostrado em um lapso de tempo, a partir de fotos e imagens de satélite da NASA, entre 1984 e 2016, juntamente com mais de 300 conjuntos de informações geoespaciais do Banco Mundial, Berkeley Earth, World Wide Fund for Nature e outros grupos.

O EarthTime é uma parceria entre o Carnegie Mellon’s Create Labs e o World Economic Forum e outras organizações. O mapa interativo usa análise de Big Data para revelar conexões e padrões diante das alterações globais, em vários níveis e áreas. Há uma seção especial com opiniões de jornalistas e especialistas em diversos setores, com comentários sobre o que aconteceu durante esses anos, e muitas projeções sobre o que vem por aí.

É possível acompanhar, por exemplo, o que pode acontecer nas próximas décadas com a Flórida caso a temperatura global continue aumentando, de acordo com a média atual.

flórida earthtime

Veja como o Brasil vem registrando alta na exportação de óleo de soja, que, ao lado do cultivo de gado, é um dos maiores causadores de desmatamento no país.

earthtime brasil

Abaixo, é possível ver o mapa de de trânsito de refugiados.

refugiados earthtime

No final do dia, o EarthTime não aparece somente como uma importante ferramenta de compreensão sobre a humanidade. É, acima de tudo, um alerta sobre o que estamos fazendo com a Terra.