Seu trabalho pode ser feito por uma máquina? Especialistas em IA respondem

1 min de leitura
Imagem de: Seu trabalho pode ser feito por uma máquina? Especialistas em IA respondem

Responsáveis pelas pesquisas feitas com inteligência artificial em três das maiores companhias de tecnologia do mundo participaram de uma rodada de perguntas no Reddit para falar sobre os avanços que devem ser vistos nessa área. Estiveram presentes Yann LeCun, do Facebook, Peter Norvig, da Google e Eric Horvitz, da Microsoft.

Se depender deles, o futuro para a substituição de trabalhos pela inteligência artificial é menos sombrio do que o que muita gente imagina. Eric, por exemplo, acredita que a maioria das profissões devem ser ajudadas pela IA e não substituídas. O funcionário da Microsoft acha que muitas áreas sempre dependerão de pessoas, como educação, medicina e trabalhos sociais.

O funcionário da Microsoft acha que muitas áreas sempre dependerão de pessoas, como educação, medicina e trabalhos sociais.

Já o membro do Facebook citou o trabalho de carpinteiros, encanadores, manicures e cabeleireiros como exemplos de atividades que ainda estão muito longe de serem bem executadas apenas por máquinas: “Em última instância, todos os trabalhos se tornarão mais eficientes com o uso de inteligência artificial”.

De forma geral, os especialistas concordam que muitas mudanças devem acontecer durante os próximos anos, mas são poucos os campos que correm o risco de serem completamente erradicados. A maioria deve exigir algumas adaptações dos trabalhadores, mas irá continuar existindo.

É uma visão bem otimista do avanço dessa tecnologia e que se difere bastante das ideias de Elon Musk, fundador da Tesla e da SpaceX. Você pode ler o debate completo na comunidade de ciências do Reddit, onde toda a conversa fica registrada.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.