Dual chip: dicas para gerenciar dois cartões SIM no Android

2 min de leitura
Imagem de: Dual chip: dicas para gerenciar dois cartões SIM no Android

Os smartphones dual chip estão no mercado há alguns anos e foram conquistando os consumidores por trazerem muitas vantagens, e todas elas têm como palavra-chave a flexibilidadeInicialmente, esses celulares surgiram para atender à demanda de empresários que utilizavam dois aparelhos: um com uma linha de uso pessoal e outra para uso profissional. Hoje não apenas os empresários, mas todos os consumidores encontram vantagens nessa tecnologia, já que também é excelente para aproveitar as melhores tarifas de cada operadora. Além de ser possível usar um chip para cada uma, os cartões podem ter planos diferentes: pré-pago para um e pós-pago para outro.

Outra forma de aproveitar a tecnologia dual chip é no caso do usuário que realiza muitas ligações para outra cidade. Afinal, os cartões podem até ser da mesma operadora, mas possuir números com DDDs diferentes. Então, ao fazer ligações para outra cidade com um número correspondente, é possível reduzir os gastos próprios, bem como os de quem liga para você.  A experiência com esses aparelhos, portanto, traz opções que vão variar de acordo com as necessidades e a rotina de cada usuário.

   

Para fazer um uso eficaz de um aparelho Android com dois chips, é bom ficar por dentro de algumas dicas. Uma das primeiras dúvidas que temos é: o que acontece quando pessoas ligam ao mesmo tempo, uma para cada número? Nesse caso, enquanto estiver ocorrendo uma ligação com um SIM, quem ligar para o número do outro chip será redirecionado para a caixa postal.

O básico do gerenciamento dos cartões se dá em: quando ativar e desligar um dos chips, como interromper o uso de dados para poupar 3G/4G e como personalizar o celular de acordo com seu perfil. A possibilidade de desativar um dos chips, por exemplo, vem a calhar caso haja um pacote limitado em um deles. Para iniciar ou interromper um chip, basta ir no menu de "Configurações" do seu Android e selecionar "Cartões SIM". Ali, você pode ativar e desativar um chip sempre que necessário.  

Outra dica interessante é a possibilidade de interromper não o funcionamento do chip em si, mas apenas o seu “Uso de Dados”. Isso pode ser controlado também no menu Configurações. O botão de Uso de Dados apresentará dois campos separados referentes aos chips (SIM1 e SIM2), e sua ativação ou desativação é interessante quando for preciso poupar 3G/4G. No mesmo local, o controle do uso de dados também pode ser feito ao definir um limite mensal. O telefone pode ser configurado para desativar automaticamente a rede móvel, assim que é atingido esse limite pré-estabelecido. 

 

Também no botão Cartões SIM no menu Configurações, existe a opção da Seleção Automática do SIM. Desse modo, caso uma das operadoras esteja com problemas de sinal, automaticamente o outro chip passa a funcionar. No mesmo local, você encontra o campo “Perfil de Uso”, onde facilmente você personaliza os cartões de acordo com suas necessidades. Durante essa configuração, entre as várias escolhas, o usuário determina qual dos cartões SIM será preferencial para o uso de Dados e faz a  personalização de prefixos para ligações a distância. Alterações básicas da entrada de cada SIM também poderão ser feitas, como o nome do cartão, o número, a cor e o toque de cada um, facilitando assim o uso do aparelho.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.