Árvore que derrubou uma maçã na cabeça de Isaac Newton ainda está em pé

1 min de leitura
Imagem de: Árvore que derrubou uma maçã na cabeça de Isaac Newton ainda está em pé

Muitas das descobertas científicas aconteceram praticamente por acaso e são sustentadas por histórias mirabolantes. A teoria da gravidade, por exemplo, foi formulada depois que uma maçã caiu sobre a cabeça de Sir Isaac Newton, em 1666. Bem, ao menos é isso que ficou para a história, mas, na realidade, trata-se apenas de um boato propagado até hoje.

Acontece que o parlamentar John Conduitt, casado com a sobrinha de Newton, escreveu um memorial ao cientista no ano de seu falecimento, em 1726, e inclui esse detalhe para deixar a história mais bonitinha. Supostamente, o próprio Newton usava a versão de que uma maçã tinha caído da árvore e o feito clarear as ideias em relação às forças gravitacionais.

O escritor William Stukeley, que conheceu Newton, também relatou uma conversa semelhante que teve com o cientista, em seu livro biográfico de 1752. Na época, ele conta que Newton questionava o fato de a maçã cair sempre em direção ao centro da Terra e nunca perpendicularmente ou “para cima”.

Woolsthorpe ManorCasa em que Sir Isaac Newton nasceu

A árvore nos dias de hoje

A casa em que Newton nasceu, em 1643, se chamava Woolsthorpe Manor e está localizada no condado de Linconlshire, na Inglaterra. Aos 20 e poucos anos, ele estava estudando na Universidade de Cambridge, quando retornou à cidade natal para passar um tempo enquanto a instituição estava fechada por causa da peste negra.

Não se sabe exatamente embaixo de qual macieira Newton estava quando viu a maçã cair no chão – e não sobre sua cabeça, como reza a lenda –, mas como só existia uma em Woolsthorpe Manor, assumiu-se que essa era a famosa. A partir de 1750, iniciou-se um esforço de preservação para que ela permanecesse sempre em pé.

Infelizmente, uma forte tempestade arrancou a macieira do chão em 1816. Só que algumas raízes permaneceram fixas, e enxertos conseguiram resgatar o pedaço da História que quase sucumbiu naquele ano. Desde então, ela permanece em pé e já forneceu mudas que prosperam em outras localidades, como o Departamento de Física da Universidade de York e o Trinity College, em Dublin. Até mesmo o Instituto Bariloche, na Argentina, tem um pedacinho da árvore “semioriginal” de Newton.

Confira a árvore nos dias de hoje:

Árvore de NewtonMacieira que entrou para a História

Algumas descendentes

1. Macieira no Trinity College, em Dublin

Árvore

2. Macieira no Parque Nacional Goobang, na Austrália

Macieira

3. Macieira em um parque no bairro Teddington, em Londres

Macieira

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.