'A Inteligência Artificial pode substituir todos nós', diz Stephen Hawking

1 min de leitura
Imagem de: 'A Inteligência Artificial pode substituir todos nós', diz Stephen Hawking

De acordo com o renomado físico Stephen Hawking, poderá chegar uma época em que as máquinas e os robôs substituirão os humanos — e não, não como uma ferramenta de trabalho, mas sim como "forma de vida". Exatamente: Hawking fala sobre a extinção da humanidade com a Inteligência Artificial como substituta.

"Eu tenho medo de que a Inteligência Artificial substitua os humanos por completo. Se as pessoas projetam vírus para computadores, alguém irá projetar que IA possa melhorar e e se reproduzir. Esta será uma nova forma de vida que supera os humanos", comentou Hawking para a Wired.

A fórmula derradeira é investir de maneira pesada em exploração espacial e partir para outro planeta abandonando a Terra

Apesar desse medo, Hawking, na verdade, acredita que a humanidade não estará mais na Terra quando esse ponto de robustez para IA chegar. O físico reforçou a ideia de que atingimos "um ponto sem volta" e que nos destruiremos antes.

Em outras entrevistas, o físico já havia comentado sobre suas preocupações. Por exemplo, em 2016, ele disse que a inteligência artificial poderia desenvolver vontades próprias, e "que essas vontades entrariam em conflito com as nossas".

Como evitar tudo isso? Como evitar a nossa extinção? Para Hawking, a fórmula derradeira é investir de maneira pesada em exploração espacial e partir para outro planeta abandonando a Terra.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.