Usando HTC Vive, pesquisadores fazem robô imitar movimentos humanos

1 min de leitura
Imagem de: Usando HTC Vive, pesquisadores fazem robô imitar movimentos humanos
Imagem: The Verge

Pesquisadores da Universidade de Tóquio estão trabalhando em uma tecnologia bastante interessante que pode permitir que, no futuro, possamos controlar robôs de resgate como se fossem nosso próprio corpo em áreas de acidentes, por exemplo, sem nos colocar em risco. Como eles fazem isso? Simples: com a ajuda de um HTC Vive, o autômato é capaz de imitar seus movimentos com precisão, tanto de mãos quanto pés.

Está bem, a ideia da telepresença não é exatamente nova. Mas os criadores do robô Jaxon, como é chamado, afirmam que ele é um avanço e tanto para o conceito. Para começar, a maioria dos autômatos do gênero ou eram muito menores ou estavam limitados a imitar apenas uma parte do corpo, enquanto a tecnologia utilizada aqui copia todo o seu posicionamento. Junte a isso, claro, um headset para ver tudo pela câmera do robô.

A parte mais inteligente, no entanto, é que o Jaxon utiliza um software que adapta os movimentos captados para a movimentação mais limitada do robô, seja suavizando ações bruscas ou impedindo-as por completo. “Por exemplo, dar passos e andar é permitido, mas correr e pular é proibido”, explicou o pesquisador Ishiguro Yasushiro ao The Verge.

Obviamente, ainda há um longo caminho a ser percorrido até que o Jaxon possa ser utilizado em seu completo potencial: no momento, o robô ainda é limitado a movimentos lentos. No entanto, os planos da equipe são de não apenas tornar seus movimentos melhores, mas adicionar trajes com resposta para que quem utiliza o robô possa saber exatamente o que ele sente e conseguir fazer o mesmo que um humano faria.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.