Um dos maiores obstáculos para os entusiastas em robótica – a dificuldade de construir os robôs sem um bocado de instrução e treinamento – pode estar mais perto de desaparecer graças a um novo sistema criado por pesquisadores do MIT. Trata-se de um software de design de robôs que permite que até mesmo novatos na área consigam projetar seus próprios autômatos com um visual semelhante ao de criações de origami.

O funcionamento desse sistema, como você já deve imaginar, é extremamente simples. O Interactive Origami, como é chamado, traz para o usuário um catálogo de peças para serem usadas que pode controlar desde o design do corpo e dos membros do robô até definir como ele vai se movimentar.

Não limitado a isso, o software ainda permite o teste daquela estrutura para checar se sua criação se move corretamente, e traz sugestões de como corrigir possíveis falhas. Depois de tudo, é só usar uma impressora 3D para criar a carcaça, comprar os componentes e seguir as instruções para montar e dobrar as peças adequadamente.

Segundo os testes feitos por eles, a tecnologia permite, de maneira geral, a fabricação de robôs com muito mais velocidade. Embora a impressão em si tenha tomado entre 3 e 7 horas, ensinar um candidato a usar o software pediu apenas 20 minutos de treinamento; projetar carros robóticos levou em torno de 10 e 15 minutos, por sua vez, e montar essas criações tomou entre uma hora e uma hora e meia.

Uma porta de entrada para a robótica

É claro que, apesar de tudo, essa tecnologia permitiu a criação apenas de robôs simples, de maneira que projetos exageradamente complexos não são uma possibilidade. No entanto, nas palavras da própria co-líder do projeto Cynthia Sung, esse sistema está “diminuindo a barreira para ter qualquer um projetando e criando seus próprios robôs”, e pode servir como uma maneira de criar robôs sob demanda de acordo com a tarefa a ser desempenhada.

Você acha que uma ideia como essas pode se tornar uma solução comum para a robótica no futuro? Deixem suas opiniões em nossos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: