Robô-balão pode se expandir e ajudar vítimas presas em escombros

1 min de leitura
Imagem de: Robô-balão pode se expandir e ajudar vítimas presas em escombros

Criado por cientistas da Universidade de Stanford, um “robô-balão” consegue impressionar a todos que o observam em ação. O inflável é capaz de se expandir em até 25 mil vezes o seu tamanho e possui diversas aplicações, como em situações de regate, nas quais as vítimas estejam presas entre escombros.

Inspirados por organismos naturais, como as videiras, os pesquisadores desenvolveram esse protótipo em forma de tubo, em que os movimentos se assemelham com uma minhoca. Resistente à pressão, ao fogo e a pregos, ele pode se tornar um tentáculo, capaz de desligar registros de água, por exemplo.

O material usado na composição é o polietileno, tipo de plástico usado em sacolas, embalagens, garrafas térmicas e mangueiras de água.

O “minhocão-robô” pode se expandir em até 72 metros e se mover com velocidade de 35 quilômetros por hora. O produto também é capaz de mudar de direção conforme as necessidades.

Os criadores acreditam que, futuramente, o objeto também seja usado em cirurgias, guiando cateteres, por exemplo. Que tal conferir o funcionamento dessa engenhoca? Então dê o play no vídeo no topo desta matéria!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.