Por mais interessante que seja ver fotos em preto e branco ganhando versões coloridas, o trabalho de colorização de imagens é não apenas extremamente complicado, como também bastante impreciso (afinal, é difícil conseguir “adivinhar” o tom de cada objeto na foto). Um grupo de pesquisadores da Universidade de Berkeley, no entanto, pode ter encontrado uma solução poderosa graças às redes neurais.
O funcionamento dessa tecnologia é bastante simples. Através de um aplicativo, o usuário pode selecionar pontos específicos da imagem e determinar cores para eles; a partir disso, a rede neural cuida de todo o resto, identificando as “bordas” de cada tom. Caso uma área fique da cor errada, é só criar um novo ponto até que tudo se ajuste.
Nossos vídeos em destaque
A pergunta que muitos devem estar se fazendo a esse ponto é: isso funciona? Bem, nossa dica é dar uma olhada no vídeo abaixo. Nele, a equipe demonstra várias imagens sendo coloridas pelo software em tempo real, e é difícil não ficar extremamente impressionado com o resultado do trabalho – bem como o quão pouco esforço isso pede.
É importante notar que, atualmente, a ferramenta ainda está em desenvolvimento, mas sua equipe tem como objetivo tornar esse sistema um produto a fazer parte de softwares de manipulação de imagem. Enquanto isso não acontece, você pode baixar o aplicativo por si mesmo e testá-lo através deste link.
![Redes neurais tornam fácil a colorização de imagens [vídeo]](https://tm.ibxk.com.br/2017/07/27/27170321301603.jpg?ims=1000x400/filters:quality(80))
)
)
)
)
)
)