Quem viveu na era dos televisores de tubo certamente se lembra que alguns poucos canais funcionavam normalmente com o uso da antena, enquanto os outros eram “assombrados” por um estranho chiado e marcas pretas e brancas. Isso é conhecido como estática e, por incrível que pareça, ela está associada ao Big Bang (a explosão que criou o universo).

Segundo informações obtidas pelo Science Channel, 1% dos televisores foram afetados pela estática originária da luz do Big Bang, o que poderia explicar todos os pontos brancos e a luminosidade diferenciada em alguns desses canais. Claro, há outras possibilidades para esse efeito, mas um deles era o barulho cósmico.

1% dos televisores foram afetados pela estática originária da luz do Big Bang

Caso tenha ficado curioso, o canal mencionado acima divulgou o vídeo que você confere neste link e que fala um pouco mais sobre o assunto (ele está totalmente em inglês), incluindo aqui a informação de que cientistas já tinham conhecimento desse efeito no já longínquo ano de 1964.

E você, tinha noção de que algo que aconteceu bilhões de anos atrás fosse responsável por um efeito em diversos televisores no século XX? Deixe a sua opinião no espaço mais abaixo, destinado aos comentários.

Cupons de desconto TecMundo: