A Universidade Nacional de Ciência e Tecnologia da Rússia (MISIS) apresentou na última semana uma novidade que parece ter saído de filmes de ficção científica. Trata-se de um exoesqueleto que transforma os soldados em algo como um Stormtrooper e deve ser empregado futuramente nos campos de batalha em que o exército russo esteja atuando.

Assim como em jogos de video game, o protótipo incrementa alguns aspectos básicos do corpo humano, como desempenho e resistência durante um combate. O exotraje apresentado em Moscou conta com um heads-up display que exibe informações diante dos olhos do utilizador, além de apresentar resistência aprimorada contra projéteis e estilhaços que possam vir a colidir com o soldado.

Trajes do futuro

“Nós estamos trabalhando em um conceito para um traje de combate do futuro”, comenta o delegado-chefe de sistemas de armas da MISIS Oleg Chiakarev. “Esta é a nossa visão do traje que gostaríamos de desenvolver dentro dos próximos anos.”

A roupa especial traz também um aumento na força de cada soldado, permitindo que ele carregue mais peso sem sobrecarregar o seu corpo físico — outro recurso que parece ter saído de um jogo futurista. Será que os novos trajes russos serão páreos para o “Homem de Ferro da vida real” em desenvolvimento nos Estados Unidos?

Cupons de desconto TecMundo: