Brasileira de 16 anos cria solução barata para intolerantes à lactose

1 min de leitura
Imagem de: Brasileira de 16 anos cria solução barata para intolerantes à lactose
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Uma jovem brasileira de apenas 16 anos chamada Maria Vitória Valoto acaba de se tornar a primeira representante brasileira a chegar à etapa final da categoria principal na Google Science Fair — uma das maiores feiras de ciências de todo o mundo.

O projeto dela se chama “Leite sem lactose para todos” e foi pensado para permitir que pessoas com menos condições financeiras também possam ter acesso ao leite sem prejudicar a própria saúde — lembrando que cerca de 50 milhões de brasileiros sofrem com intolerância à lactose.

Depois de vários estudos e experimentos, Maria Vitória criou uma cápsula reutilizável com enzimas que neutralizam a lactose — tanto em leite com baixo teor de gordura quanto em leite integral. O processo acontece por meio do “encapsulamento da enzima”, e os responsáveis por isso são “alginato de sódio e solução de cloreto de cálcio”.

A cápsula da Maria Vitória pode ser reutilizada para neutralizar eficazmente as enzimas de lactose no leite por até sete dias e custa apenas alguns centavos. Com isso, ela imagina que poderia levar as alternativas para muitas pessoas ao redor do mundo.

Maria Vitória Valoto é de Londrina (PR) e vai competir com outros 15 concorrentes — são projetos de Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Índia, Singapura, Zâmbia, Malásia, Bangladesh e Arábia Saudita. Você pode conferir mais sobre o trabalho da brasileira por este link.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.