Ao que parece, cientistas descobriram um novo tipo de fogo

1 min de leitura
Imagem de: Ao que parece, cientistas descobriram um novo tipo de fogo
Avatar do autor

Pesquisadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, descobriram um novo tipo de "tornado de fogo". Sem as cores comuns, como o amarelo e o vermelho dos tornados tradicionais, o "novo" fogo possui as flamas na cor azul e foi batizado de "blue whirl", algo como "redemoinho azul".

É interessante notar que a cor amarela que vemos nas chamas são partículas que não foram capazes de se queimar completamente — isso acontece pela falta de oxigênio. Por outro lado, o fogo azul acontece pela presença suficiente de oxigênio. E sabe o que isso significa? Menos fuligem e menos poluentes no ar.

Os cientistas da Universidade comentaram que o fogo azul é mais estável e mais fácil de reproduzir do que os tornados de fogo comuns. Dessa forma, também fica mais fácil estudar as utilizações em ambientes fechados — afinal, meus caros, ainda é fogo.

E quais seriam as utilizações do fogo azul? Os pesquisadores comentam, por exemplo, que por ele não soltar fuligem nem poluentes, é perfeito para queimar óleo/petróleo em desastres ambientais — aqueles vazamentos feitos por empresas que deixam manchas escuras no mar.

Veja o vídeo do "redemoinho azul" aqui embaixo.

Fontes

Categorias