Chip implantado no cérebro devolve movimento ao braço de um jovem

1 min de leitura
Imagem de: Chip implantado no cérebro devolve movimento ao braço de um jovem

Após sofrer um acidente de carro e quebrar a coluna, Ian Burkhart teve seu corpo totalmente paralisado dos ombros para baixo. No entanto, graças à ajuda de um chip implantado em seu cérebro, o jovem de 24 se viu capaz de controlar novamente seu braço direito e movimentar seu pulso.

O dispositivo foi implantado há dois anos após Burkhart se candidatar em um programa de tecnologias de reanimação da Universidade Estadual de Ohio. O chip utilizado é capaz de enviar comandos do pensamento do jovem diretamente a seus músculos, em um processo que não utiliza a coluna vertebral danificada.

O jovem ainda não é capaz de sentir os objetos que segura

Embora isso não possa ser considerado como uma cura — os movimentos do jovem só são possíveis quando ele está conectado a um computador de laboratório —, o resultado revela novos segredos sobre o cérebro. Segundo os pesquisadores envolvidos no projeto, os resultados mostram que o órgão se adapta mais facilmente a condições adversas do que era esperado.

“Isso nos dá esperanças de que não há tantas mudanças neurais no cérebro depois de um machucado assim quanto imaginávamos”, afiram Chad Bouton, principal responsável pelo projeto. Os pesquisadores ainda têm muito trabalho a fazer antes que sua descoberta possa ser considerada completa — entre as limitações atuais está o fato de que Burkhart não sente de forma tátil os objetos que consegue segurar.

Qual você acha que é o maior desafio da ciência na atualidade? Comente no Fórum do TecMundo

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.