O Chrome OS ainda não entrou de vez na briga pelo mercado de notebooks e desktops pessoais, mas o seu futuro parece muito promissor. Recentemente, empresas parceiras da Google têm conseguido lançar hardware de melhor qualidade e por preços bem interessantes, como o novo Chromebox CXI da Acer, que custa apenas US$ 180 e pode ser fixado na traseira de qualquer monitor.

Apesar do preço, o Chromebox da Acer é bem interessante no que diz respeito às suas especificações. Ele traz um processador Intel Celeron 2957U Haswell de 1,4 GHz, o que deve ser o bastante para o SO da Google rodar sem qualquer problema. Além disso, o pacote inclui 2 GB de RAM, 16 GB de armazenamento e WiFi dual-band 802.11n. Existe uma versão com 4 GB de RAM por US$ 220.

Os dois modelos começam a ser vendidos nos EUA e no Canadá ainda em agosto e são focados especialmente em pequenas e médias empresas e também em instituições educacionais. Para escolas, o aparelho tem inclusive uma função “Poewerwash”, que deixa o computador limpinho depois que um aluno deixa de usá-lo e passa para outra pessoa.

No exterior, o Acer Chromebox CXI concorre com o ASUS Chromebox, que possui praticamente as mesmas configurações e preço. Até o momento, não há detalhes sobre a venda desse aparelho no Brasil, mas é possível que ele venha para cá em algum tempo, uma vez que a Acer já vende aparelhos com Chrome OS por aqui.

Cupons de desconto TecMundo: