Linksys apresenta o WRT1900AC, seu novo roteador open source

1 min de leitura
Imagem de: Linksys apresenta o WRT1900AC, seu novo roteador open source

A Linksys apresentou hoje (6) o WRT1900AC, seu novo roteador wireless de alto desempenho que chama a atenção sobretudo por conta de seu design inspirado no clássico WRT54G (primeiro modelo lançado pela companhia e que serviu como referência visual para o mercado de roteador).

O novo aparelho trabalha com duas bandas simultâneas (2,4 GHz e 5 GHz) e é equipado com um processador dual-core de 1,2 GHz, além de 256 MB de memória RAM DDR3. O maior atrativo do WRT1900AC, contudo, são suas quatro antenas que podem ser removidas ou atualizadas – geralmente, roteadores top de linha apresentam apenas três.

E não para por aí: o gadget também contará com uma porta USB 3.0 e uma conexão eSata/USB 2.0 em sua traseira. O produto trabalha com padrão 802.11ac e é equipado com a tecnologia Smart WiFi da Linksys, que facilita seu gerenciamento e instalação para usuários iniciantes. Contudo, a companhia também está trabalhando com a comunidade OpenWRT para lançar um firmware open source que poderá ser customizado à vontade pelo usuário e instalado no roteador sem problemas.

Vale lembrar que o sucesso do WRT54G se deve principalmente ao fato de que tal modelo era bastante “hacker-friendly”, permitindo que qualquer pessoa fizesse uma série de customizações em seu sistema e adicionasse novas funções através de distribuições Linux criadas especialmente para o dispositivo. Aparentemente, a Linksys encontrou uma maneira interessante – para ambos os lados – de aproveitar esse entusiasmo da comunidade hacker internacional e planejou seu novo roteador com foco no código aberto.

O WRT1900AC deve ser lançado nos Estados Unidos até o mês de junho e tem o preço sugerido de US$ 299 (cerca de R$ 713 sem adição de impostos).

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.