Uma das atrações da CES 2013 para quem visitava o stand da Canonical era a possibilidade de conferir de perto o Ubuntu for Phones, o novo sistema operacional mobile anunciado pela empresa. Em um smartphone Nexus formatado, o novo SO foi instalado e a primeira impressão que ele deixou foi das melhores.

Visual elegante

Dispensando completamente o uso de botões, todas as funções podem ser acessadas a partir de comandos na tela. Ao deslizar o dedo para a direita, um menu lateral é revelado, mostrando os apps favoritos, que podem ser configurados como um menu de acesso rápido. 

Outro ponto positivo é a possibilidade de mesclar apps nativos e web apps, como se ambos fossem uma coisa só. A transição entre as telas é bem fluída e é possível acessar menus específicos deslizando o dedo a partir do topo da tela para o meio ou a partir da parte de baixo para cima.

Ainda indisponível 

Vale lembrar que o Ubuntu for Phones (nome oficial que será adotado segundo informações da empresa) ainda não está disponível para download e não há previsão para que isso aconteça. Em um primeiro momento, a preocupação maior é angariar desenvolvedores para criar aplicativos para a plataforma. 

Infelizmente, ainda não há muitos apps disponíveis, apenas os desenvolvidos pela Canonical e empresas parceiras para o anúncio oficial. Contudo, pelos poucos minutos em que tivemos contato com o software, já foi possível perceber que ele realmente pode entrar pra valer na briga pelo mercado de SOs mobile.

Cupons de desconto TecMundo: