IUM: novo pendrive com memória infinita que permite transmissão de dados sem fio

2 min de leitura
Imagem de: IUM: novo pendrive com memória infinita que permite transmissão de dados sem fio

Como sempre, a Consumer Eletronics Show (CES) traz inúmeras novidades para o mundo tecnológico. Uma delas, surgida na CES 2010, foi o pendrive com memória “infinita” da fabricante indiana Infinitec.

É isso mesmo, um dispositivo de armazenamento com capacidade ilimitada para guardar dados. Parece que finalmente não precisaremos mais nos preocupar com o tamanho das coisas que guardamos no pendrive, certo? Mais ou menos...

Cabe tudo no pendrive?

Na verdade o IUM, acrônimo para Infinity USB Memory, não é bem um pendrive. Ele é, na verdade, um dispositivo para conexão sem fio e, como tal, permite que você tenha acesso a discos rígidos de diversos equipamentos nele conectados. Durante este artigo será explicado melhor o funcionamento do aplicativo e você entenderá bem do que se trata.

Com o IUM é possível criar redes de compartilhamento de memória para armazenamento entre vários dispositivos diferentes por meio de conexão sem fio, independente do seu sistema operacional. Assim, você utiliza diretamente no laptop, por exemplo, o HD do desktop.

Resumindo, o IUM é compatível com laptops em geral, vídeo games, televisores, computadores, impressoras e quaisquer outros equipamentos de armazenamento ou reprodução com entrada USB. E, apesar de não ser realmente um pendrive, o fato de ser útil para o armazenamento, ser um dispositivo USB e ter formato de pendrive, faz com que ele seja tratado como um “pendrive com memória infinita”.

Foto: Divulgação

Rede de compartilhamento?

Exatamente! Vamos elaborar um exemplo para explicar melhor: você tem em sua casa um laptop com HD de 250 GB, um PlayStation 3 com HD de 120 GB e um computador de mesa com 320 GB. Ambos os equipamentos possuem portas USB e podem ter um IUM conectado em cada um deles.

Após a conexão dos dispositivos em todos os aparelhos, você tem uma rede de compartilhamento de memória com 690 GB (valor da soma dos três discos rígidos) ao seu dispor e pode utilizá-la para quaisquer fins, em qualquer um dos três equipamentos conectados à rede.

A função do IUM, a de criar uma rede de compartilhamento, não é nada novo e pode ser feita utilizando cabos. Contudo, o dispositivo da Infinitec é muito prático, afinal, é um "plugar e usar" (ou plug and play) e permite a criação de redes sem fio.

Ou seja, sem complicações com cabos e configurações, você só precisa conectar o aparelho em seu computador (ou em qualquer outro equipamento com porta USB) e usar seu disco rígido para armazenamento.

Segurança

Um ponto bastante interessante tratado pelos desenvolvedores do IUM é a questão da segurança. Como a sua função é a de criar a rede – e não de armazenar nada – se o dispositivo for perdido ou roubado não coloca em risco a privacidade de seus dados.

Transmissão de áudio e vídeo

As televisões HDTV atuais possuem entrada HDMI e também USB, dentre outras. Do mesmo modo que você compartilha espaço para armazenamento ao conectar o IUM em um computador, se conectá-lo a um televisor pode ver seus vídeos e tudo mais em alta definição diretamente na TV.

Assim também ocorre com aparelhos de som, afinal, atualmente é bastante comum encontrar aparelhos com entrada USB. Conectando um IUM ao computador e outro ao aparelho de som, você escuta suas músicas preferidas com toda a potência das caixas de som.

Lançamento e preço

Especula-se que o preço gire em torno de US$ 150 (cerca de R$ 270) e, de acordo com a Infinitec, o produto será lançado às 15h (horário de Brasília) do dia 1º de março de 2010 nos Estados Unidos. Ainda não existe previsão de lançamento do Infinity USB Memory no Brasil.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.