ASUS UL80Jt: alto desempenho e até doze horas na bateria

2 min de leitura
Imagem de: ASUS UL80Jt: alto desempenho e até doze horas na bateria

Quem faz uso de notebooks de alto desempenho quanto ao potencial gráfico e de processamento sabe que sempre precisa ter uma tomada por perto. Mesmo com baterias de muitas células, os portáteis equipados com ótimas placas de vídeo e processadores duram poucas horas na bateria, com perda de desempenho notável durante o uso.

Para que pedalar na descida?

Não é sempre que utilizamos todo o potencial do aparelho, mas mesmo assim os componentes que mais gastam energia estão ativados. E se ao navegar na internet ou realizar tarefas simples a placa de vídeo fosse trocada por uma onboard e a velocidade do processador diminuída?

É precisamente essa a tecnologia aplicada no novo modelo da ASUS. Intitulado de UL80Jt, o laptop vem com Intel Core i7 de dois núcleos, chipset Intel GS45, até 4GB de memória DDR3 de 1066Mhz, 640GB de espaço em disco e uma placa de vídeo Nvidia GeForce G310M com 1 GB de memória.

Este é o UL80Jt

Com todo esse potencial você arriscaria que o modelo permanece no máximo duas ou três horas sem uma tomada por perto. Pois acredite ou não, a ASUS garante um máximo de doze horas, o que obviamente depende da maneira que o aparelho é utilizado.

Em outras palavras...

Ao abrir softwares como o Photoshop ou entrar em games de alto desempenho, o potencial do notebook é aumentado de acordo com a necessidade de hardware para a tarefa. Ao terminá-la e entrar em um site simples, ouvir música e realizar ações mais leves, o UL80Jt desliga a placa de vídeo da Nvidia e coloca a onboard para funcionar, sem que você sequer perceba a troca.

Modelo em exibição na CES 2010

O processador também é levado ao mínimo de consumo possível, desde que seja suficiente para realizar as tarefas com fluidez. Você acompanha todas essas mudanças na tela a partir de um software especialmente desenvolvido para medir o desempenho dos componentes mais importantes.

Outros exemplos

Há um processo semelhante nos novos Macbooks que contam com duas placas de vídeo. No entanto, é necessário modificar o plano de consumo manualmente e reiniciar o aparelho para que as mudanças surtam efeito - algo nada prático e dinâmico. No modelo da ASUS você esquece que a função existe, tamanha a suavidade das mudanças.

Embora ainda não apresentados ao público, os novos modelos da Sony com placas de vídeo de alto desempenho deverão ter um botão físico na carcaça para alternar entre os componentes. Utilizar a bateria com bom senso é um ideal que boa parte das grandes empresas seguirão nos próximos anos.

Confira as novidades da CES 2010!

Nosso portal cobriu as maiores novidades da feira de eletrônicos mais importante do mundo! Clique neste link e conheça o que há de mais novo em tecnologia.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.