Conferência Ford: internet com direito a Twitter no seu carro

2 min de leitura
Imagem de: Conferência Ford: internet com direito a Twitter no seu carro

“A nuvem é o limite.” Com esta frase, a montadora Ford surpreendeu a plateia. Um século após revolucionar a indústria automobilística, a empresa volta a brilhar com tecnologia de ponta e muita ousadia. Segundo Alan Mulally, CEO da Ford, está mais do que na hora de integrar smartphones e a internet ao seu carro.

Terça feira de manhã. Enquanto todos estavam agitados com novas televisões 3D e processadores potentes, a conferência de uma das maiores montadoras do mundo estava por começar. Confira agora tudo o que rolou em uma das mais inusitadas conferências da CES 2010.

Ford


Sync MyTouch

Mulally quer trazer a internet para dentro do seu carro e não está brincando. A nova tecnologia Sync MyTouch consiste em algumas telas multitoque com conexão 3G que permitem realizar diversas atividades enquanto você está com as daus mãos no volante - isso porque todos os aplicativos foram desenvolvidos também para a ativação por voz.



Tecnologia automobística.


A intenção é trazer para dentro do veículo informações de tráfego, tempo e até mesmo uma integração com o Twitter, a rede social que mais cresceu no ano passado.

 O sistema pode ser sincronizado com um celular como o iPhone, por exemplo. Sendo assim, é possível controlar centenas de aplicativos desenvolvidos para o Sync, o que inclui sistemas de buscas, GPS, entre outros.

O Sync MyTouch foi desenvolvido junto à gigante Microsoft em 2007 e já está presente em 12 modelos de carro. Mas isso é muito pouco para o CEO da Ford, que estima que, dentro de cinco anos, 80% dos carros da marca nos Estados Unidos estarão desfrutando das facilidades Sync.


Enquanto parte da plateia aplaudiu a iniciativa da Ford, outros viram as inovações tecnológicas como mais uma distração no trânsito. O motorista já tem muitas coisas para prestar atenção enquanto está no volante e acredita-se a integração com a internet resultará em um aumento no número de acidentes e mortes no trânsito.

A Ford defende-se dizendo que a interface dos programas e do Sync MyTouch foram desenvolvidas com o sistema de voz e com menus e informações simples e intuitivas. Assim, o motorista consegue manter a sua atenção na rua sem deixar de curtir tudo o que a tecnologia tem a oferecer.

Além da integração com a tecnologia, a Ford promete focar no consumo consciente, criando tecnologias para aproveitar ao máximo o combustível do tanque. Sensores de estacionamento e verificação automática das partes do motor também seguem evoluindo.

E aí? Que tal ter um carro assim para ir ao trabalho, faculdade e andar pela cidade? Fique ligado no Baixaki e nas próximas novidades da CES 2010.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.