Depois da versão de bolso do seu programa de localização e mapas — o Google Earth — a empresa agora lança um aplicativo completo, com todas as ferramentas, funções e extensões de busca conhecidas pelos seus usuários de computadores.

Com o nome de Google Mobile App, o programa foi ao ar nesta semana e está disponível gratuitamente na loja virtual norte-americana da Apple (a App Store) para iPhones e iPods Touch (com algumas restrições devido à falta de microfones nas versões antigas).

Caprichando na pronúncia

O grande destaque do aplicativo é a possibilidade de pesquisas por comandos de voz. Basta pressionar o pequeno microfone que está ao lado da barra de endereços e falar o que você deseja. Assim que você terminar sua frase, o aplicativo converterá a informação para texto e iniciará a busca.

Barra de pesquisa.

Alternativamente, leve o aparelho diretamente até a sua orelha, como se estivesse em uma ligação, e aguarde até o sinal. O resultado seria o mesmo obtido com o toque no botão conforme descrito acima, mas fazer o recurso funcionar foi algo complicado.

Mesmo esta forma de pesquisa sendo extremamente prática, ainda há um problema para nós brasileiros: o sistema, por ora, é voltado ao reconhecimento do idioma inglês e de sua pronúncia específica, portanto palavras como “brinquedo” podem acabar virando “basketball”. O jeito é esperar mais um pouco, afinal, o suporte para mais países já está em desenvolvimento.

Encontrando qualquer coisa

Ao iniciar a pesquisa, você se deparará com a lista de links e páginas, exatamente como em qualquer navegador de internet. Logo abaixo do campo de entrada ainda ficam opções para exibição de imagens e até mesmo para locais.

Mais uma fronteira!

No caso desta última, são fornecidas todas as informações, tais como ruas, números, telefones e cidades, com direito inclusive a instruções de navegação obtidas através da sua localização atual. Apenas toque em “Como chegar” para mostrá-las no mapa virtual.

Mas a procura não pára por aí, afinal, ele é capaz também de varrer seu próprio aparelho em busca de informações que correspondam com o que foi digitado, o que ocorre com contatos muitas vezes.

Sistema de sugestões.Por fim, tocando a lupa que fica à direita do campo de digitação, você fará com que a seleção específica se abra. Nela estão opções para localização direta de mapas, conteúdo da internet e telefone, apenas imagens, notícias ou ainda textos da Wikipedia, a enciclopédia virtual aberta mais utilizada atualmente.

O mais inteligente

A boa notícia para quem pesquisa constantemente é que o Google Mobile App guarda um histórico de busca, tornando visitas futuras ao mesmo assunto muito mais rápidas. Além da lista que fica visível na tela principal, existem ainda sugestões dinâmicas de busca e atalhos diretos para sites.

Estas sugestões aparecem logo acima do teclado virtual enquanto você preenche o campo de busca. Para aceitar alguma delas, apenas toque-a.

Todos os aplicativos

Na segunda aba do programa você encontrará atalhos rápidos para todos os Apps e serviços que integram a rede da Google. A lista é bem longa e inclui nomes de peso como Gmail, Docs (o editor de documentos), Notas, Tradutor, Fotos e até mesmo o Orkut, a rede social mais utilizada no Brasil.

Todos os serviços da rede.Ao tocar uma das opções, o Safari será aberto imediatamente, já na página que contém o serviço (haja vista que todos eles são online). É importante que você já possua um endereço de e-mail cadastrado para poder usufruir deles. Alguns destes atalhos, contudo, invocam outros programas que já estão no seu iPhone, o que ocorre com a visualização de mapas, por exemplo, que abre o Mapas original.

Quem não gostar da disposição dos links na lista principal poderá alterá-la pressionando o botão “Editar” e arrastando o item desejado a partir dos três traços que estão à sua direita.

Ajustes finais

Por fim, na guia de configurações, você tem acesso a algumas opções que influenciam o comportamento do programa. Tudo é bastante auto-explicativo, mas é importante mencionarmos que os filtros de busca segura, os comandos por voz e o tipo de conteúdo que é localizado podem ser ativados ou desativados por aqui.

Há ainda mais uma opção, que faz com que o aplicativo opere em modo horizontal. Ela funciona perfeitamente, mas infelizmente desativa o reconhecimento dos seus gestos para a ativação de busca por voz automática.

Pequenos problemas e muito potencial

Com o auxílio deste aplicativo todo o processo de navegação e localização se torna muito mais simples, mas ainda existem muitos ajustes a serem feitos antes que o programa possa ser chamado de “solução definitiva para pesquisas”.

Em primeiro lugar, deveria haver a integração entre o navegador de internet e a busca, justamente para que a experiência se tornasse mais dinâmica, permitindo a troca constante entre informações e janelas de aplicativos online.

Opções de busca específica.

Ainda não há também, conforme já colocado, suporte para pronúncias em outros idiomas a não ser o inglês, o que pode complicar a vida de qualquer brasileiro. Mesmo assim, todos aqueles que possuírem planos de dados 3G ou que usufruírem de conexões Wi-Fi em seus lares e trabalhos poderão fazer muito mais com seus iPhones.

O Google Mobile App é, com toda a certeza, mais um passo adiante na expansão das capacidades e recursos que um telefone pode oferecer para você. Mesmo que apenas online, a edição de documentos e trabalhos já é realidade.

Resta agora aguardarmos até o lançamento da versão para a loja brasileira.

Cupons de desconto TecMundo: