Era uma vez um aparelho que servia para conversar com outras pessoas a longa distância, até o dia em que chegou a tecnologia e transformou-o em um canivete suíço de funções úteis. A invenção do celular impressionou a todos, porém nem sequer passava pela cabeça das pessoas que a pequena engenhoca iria ficar ainda menor e facilitaria ainda mais a vida.

E logo surgiu o celular esperto...

As tarefas que antes eram apenas possíveis em computadores, começaram a ser suportadas nos aparelhinhos que cabem na palma da mão. Trazendo um processador semelhante aos encontrados nos computadores, memória RAM e até um sistema operacional, os celulares começaram a ficar literalmente espertos. Apelidados como smartphone, os novos celulares começaram a entrar na lista de desejos de vários consumidores.

O meu celular é um smartphone?

Meu celular é um smartphone?

Ainda que a grande maioria dos celulares já traga câmera fotográfica, suporte a reprodução de arquivos MP3 e tecnologias de transmissão de arquivos — como o Bluetooth —, são poucos os que têm as características de um smartphone. É bem possível que seu celular traga alguns jogos e pequenos programas que interajam com suas fotos e arquivos de áudio, no entanto caso ele utilize  somente a tecnologia Java para executar tais atividades, ele já está fora do quadro dos smartphones.

Indo mais longe do que o comum, a grande maioria dos smartphones já possui tela sensível ao toque, sensor de movimento, suporte a aplicativos de escritório (como editores de textos e planilhas), jogos tridimensionais, internet banda larga 3G e muito mais.

Os mais cobiçados...

Os melhores smartphones da atualidade estão listados abaixo, sendo que cada um possui vantagens específicas, seja no preço ou nas especificações técnicas. Veja alguns detalhes na tabela:

Os smartphones TOP de linha!

* O iPhone 3G não permite utilizar a tecnologia Bluetooth para transmissão de dados.

Os dados mostrados acima são baseados na configuração padrão de cada smartphone, no entanto há alguns detalhes que podem ser alterados, como o suporte ao MSN. O iPhone por exemplo tem suporte ao protocolo, mas não ao aplicativo, portanto necessita de um programa diferente para se conectar à  rede do Windows Live. Os players multimídia de cada um diferenciam no suporte de arquivos e até mesmo nas configurações gerais. Por isso, caso você tenha interesse em algum desses modelos, deve pesquisar mais a fundo as funções de cada um.

Confira a aparência de cada celular na imagem abaixo:

Design impecável combina com as funções fantásticas!

Os preços de cada um? Obviamente este fator varia conforme a loja onde você vai adquirir, portanto é melhor pesquisar bem antes de comprar. Note que dentre os aparelhos acima somente três estão disponíveis no Brasil, sendo que o Samsung i900 Omnia e o HTC Touch Diamond ainda não têm data específica de lançamento por aqui.

E os mais acessíveis...

Um lance genial das fabricantes de celular foi a criação de smartphones mais modestos. Trazendo boas configurações e executando tantos aplicativos como os aparelhos tops, os smartphones mais simplórios são ideais para quem procura boas funções, mas não quer esbanjar tanto em design e recursos adicionais.

Celulares da série N com preços mais acessíveis

Utilizando a NOKIA como exemplo, nota-se claramente a vantagem dos celulares da série N. Todos trazem o sistema Symbian, vêm com uma quantia de memória razoável e possuem boas configurações para executar vários aplicativos. Além do mais, alguns destes smartphones têm preços abaixo dos mil reais, o que chega a ser compensador para o usuário final.

Outro grande negócio é o celular MS20 da LG, que por sinal é similar ao KS20 — o qual você confere dados acima. A única diferença entre os dois é a falta da banda larga 3G no MS20, porém o preço do aparelho é muito tentador visto a grande quantia de recursos que ele traz. Segundo pesquisa feita no dia 10 de novembro de 2008 o aparelho está custando 850 reais, sendo que o aparelho é compatível com a maioria das operadoras GSM do Brasil.

Saiba escolher o seu

O primeiro passo para escolher seu smartphone é decidir as atividades que deseja realizar com ele. Após definir as atividades você deve começar a analisar item por item das especificações dele.

O sistema operacional é algo fundamental a se escolher, portanto, caso você vá trabalhar com arquivos como o DOC (documento do Microsoft Word) ou o XLS (planilha do Microsoft Excel), procure optar pelo Windows Mobile que tem maior compatibilidade com os arquivos e ainda tem suporte ao pacote Office Mobile. Se você vai utilizar o celular para outras atividades, aí pode decidir entre os mais famosos: o Symbian, o Linux e o MAC OS X — sendo que este último só está presente no iPhone.

Escolha o sistema

Agora é o momento de verificar as funções multimídias. Caso você seja um usuário fanático por fotos, opte por um smartphone que tenha uma câmera de boa qualidade (frisa-se que mesmo as melhores câmeras de smartphone não conseguem ter nem metade da qualidade de uma câmera fotográfica normal). Observe que cada smartphone reproduz arquivos multimídia específicos, e você deve tentar encontra um que ofereça suporte a aqueles com que você está habituado. Para os fissurados em filmes, vale ressaltar que há aparelhos que conseguem reproduzir os famosos arquivos DivX e XviD.

Se você é um usuário que não consegue ficar desconectado da internet, então com certeza deve procurar um celular que tenha acesso a banda larga 3G. Este é um item muito importante a se analisar, pois grande parte dos celulares ainda vem com a tecnologia EDGE. Outro recurso que você deve procurar é o suporte ao Bluetooth e as redes Wi-Fi.

Sensores para jogos e atividades multimídia

Para os gamers, os fatores a serem considerados são outros. Por exemplo: jogadores vão adorar os sensores de movimento e as telas sensíveis ao toque, itens os quais são idéias para proporcionar jogabilidade totalmente diferente e uma experiência única.

Prepare o cartão de crédito

Visto os detalhes primordiais para a compra de um smartphone, agora basta você escolher o seu e preparar seu cartão de crédito. Em nosso artigo citamos apenas alguns modelos, mas há aparelhos de diversas marcas nas lojas, é só você pensar qual será mais útil a você. Frisa-se ainda que a questão da bateria nos smartphones é quase irrelevante na hora da compra, considerando-se que a grande maioria traz baterias de longa duração e capazes de suportar os diversos recursos dos aparelhos. Talvez os aparelhos mais modestos sejam boas idéias para este Natal, vai de gosto.

Cupons de desconto TecMundo: