É praticamente impossível imaginar um celular sem câmera hoje em dia, mas no passado não era bem assim. Levou muitos anos até que surgisse o primeiro celular com câmera digital integrada. E você sabe quando foi que isso aconteceu?

As pesquisas para que isso fosse possível começaram na década de 90, mas somente no ano de 2000 o sonho se tornou realidade. O primeiro modelo comercial de celular com câmera foi o J-SH04, da Sharp. Ele só chegou às lojas em 2001 e foi comercializado pela J-Phone, empresa que hoje pertence à Softbank.

Alguns meses antes, a Samsung quase foi a pioneira ao lançar o SCH-V200, um celular acoplado a uma câmera. O fato de eles não serem integrados no mesmo conjunto fez com que a versão da Sharp fosse oficialmente considerada o primeiro celular com câmera do mundo. Em outras palavras, a Samsung lançou o primeiro modelo 2 em 1, que reunia um celular e uma câmera. Entretanto, meses depois foi a vez de a Sharp transformar celular e câmera em uma coisa só.

Celular da Sharp: primeiro modelo a contar com câmera no mercado

Em termos de qualidade, a versão da Samsung tinha resolução de 0,3 megapixel e permitia que o usuário armazenasse até 20 fotos, mas, para ter acesso às imagens, era preciso conectar o celular ao computador. Já a versão da Sharp contava com sensor de 0,1 megapixel, mas tinha como diferencial o fato de que, pela primeira vez, você podia mandar eletronicamente as imagens a partir do aparelho para outras pessoas.

Cupons de desconto TecMundo: