Brasileiros possuem mais smartphones do que computadores, diz estudo

1 min de leitura
Imagem de: Brasileiros possuem mais smartphones do que computadores, diz estudo

Conforme noticiado pela agência de notícias EFE, uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontou que a quantidade de smartphones no Brasil superou a de computadores no último ano.

De acordo com esse relatório anual sobre tecnologia da informação, atualmente o país possui 306 milhões de dispositivos conectados à web, sendo que 154 milhões desse total são de “celulares inteligentes”.

Por sua vez, os computadores pessoais somam uma quantia de 152 milhões de equipamentos ativos. Aqui, vale salientar que estão inclusos os tablets, os quais representam 24 milhões de unidades identificadas. Com isso, o Brasil tem três computadores para cada quatro habitantes. Se adicionarmos os smartphones nessa conta, temos uma média de três eletrônicos para cada dois habitantes.

Mudança de demanda

O levantamento da FGV também registrou a primeira queda na venda de computadores e tablets depois de 30 anos. Segundo esse estudo, em 2014 a categoria teve uma redução de 10% no número de unidades comercializadas se comparado ao ano anterior.

Contudo, a pesquisa sugere que esse panorama deve mudar em 2015 e as vendas de computadores devem voltar a aumentar com uma margem projetada de 8%, totalizando 22 milhões de máquinas vendidas. Esse crescimento deve ser impulsionado pelos tablets, dispositivos que representam mais da metade do universo estudado.

Por fim, o relatório indica que o país terá um PC ou tablet para cada habitante até 2018, quanto teremos aproximadamente 208 milhões de eletrônicos em uso. Com isso, os computadores pessoais chegarão perto da média de televisores por habitante em terras tupiniquins, que é de 1,04 per capita — taxa que é 36% maior do que a média mundial.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.