Pesquisadores querem usar celulares como detectores e alertas de terremoto

1 min de leitura
Imagem de: Pesquisadores querem usar celulares como detectores e alertas de terremoto

Um estudo divulgado na revista Science Advances neste mês mostra que um grupo de pesquisadores está trabalhando em um projeto que visa utilizar o acelerômetro dos celulares como um dos itens de detecção e alerta de terremotos. Segundo a pesquisa, os modelos mais novos de celular podem mensurar um terremoto com maior precisão do que um equipamento baseado apenas em GPS.

“Se você pega o seu smartphone e se mover seis polegadas para a direita você verá o quão precisamente ele indica esse deslocamento e isso é exatamente o que precisamos saber quando estudamos terremotos”, explicou Sarah Minson, uma das autoras da pesquisa, ao jornal LA Times.

O maior desafio agora é saber como isolar essas informações que já são captadas naturalmente pelos celulares e identificar o que são movimentos naturais e o que são movimentos cotidianos, como por exemplo quando você bate com o smartphone em uma mesa.

Entretanto, caso a premissa se mostre correta, bastaria apenas o download de um app para que em segundos centenas de pessoas estivessem enviando um relatório preciso sobre possíveis terremotos em um área. Isso dispensaria ainda a instalação de centenas de detectores espalhados por várias localidades e, de quebra, colocaria todos os usuários em uma espécie de crowdfunding em prol de um bem comum.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.